Politécnico do Porto
a sua porta para a Europa
Gostaria de estudar no exterior em uma das maiores instituições de ensino superior da Europa?
No Politécnico do Porto, oferecemos cursos de graduação e pós nas áreas de Engenharia, Ciências Empresariais, Educação, Artes, Saúde, Tecnologia e Gestão, Hotelaria e Turismo, e Media Artes e Design e você pode contar ainda com a vantagem do idioma em comum.
É uma oferta formativa reconhecida internacionalmente, de vocação profissionalizante, com o intuito de te preparar para o competitivo mercado de trabalho.
Cerca de 22.000 pessoas estuda, leciona, investiga e trabalha diariamente no universo do Politécnico do Porto – nas suas oito escolas, nos Serviços Comuns e nos Serviços de Ação Social. Temos sempre espaço para mais um!
Aqui fazemos uma breve apresentação do que o Politécnico do Porto tem para oferecer. E não é pouco! Poderá descobrir mais sobre como estudar no P.PORTO, viver no nosso país e nas cidades que acolhem as nossas escolas, bem como conhecer Portugal.
Bem-vindo!
Estudar no P.PORTO
Um portefólio formativo com 60 licenciaturas, 74 mestrados, 3 Doutoramentos & 31 CTeSP.
O P.PORTO apresenta um portefólio formativo adequado a diferentes expectativas, talentos e ambições. Este leque formativo — adaptado às necessidades sociais e do mercado de trabalho e em sintonia com a evolução científica, tecnológica e cultural — abrange oito Escolas.
O Instituto Superior de Engenharia do Porto é, desde 1852, uma marca de sucesso no ensino e inovação em engenharia, promovendo um ensino de elevada qualidade e uma investigação de excelência.
Ancorado num modelo educativo de saber aplicado (hands-on), segue as boas práticas internacionais da certificação de qualidade, privilegiando a articulação com o tecido industrial, empresarial e institucional, nos mais diversos setores de atividade.
T. 228 340 500
E. mail@isep.ipp.pt
Com uma longa história de formação na área das ciências empresariais, o Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto apresenta, desde 1886, um modelo de ensino superior de excelência com uma forte preocupação na criação de um interface entre a comunidade académica e o meio envolvente.
T. 229 050 000
E. instituto@iscap.ipp.pt
Com as suas origens na Escola Normal do Porto e na Escola do Magistério Primário, a Escola Superior de Educação é uma referência na formação de professores, educadores, agentes sociais e culturais em várias áreas — das línguas à música, passando pelo desporto e pelas artes visuais. A educação, a cultura, o desporto e a cidadania convergem num espaço único de formação e saber.
T. 225 073 460
E. ese@ese.ipp.pt
Referência nacional e europeia na formação superior nas áreas artísticas, a Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo localiza-se no centro do Porto e é uma das escolas fundadoras do Politécnico do Porto. Hoje trabalha em dois departamentos — Música e Teatro — com uma oferta formativa artística de enorme reputação, aliando competências práticas de exceção a uma dimensão intelectual.
T. 225 193 760
E. esmae@esmae.ipp.pt
Única instituição de ensino superior público inserida na região do Tâmega e Sousa, a Escola Superior de Tecnologia e Gestão consolida-se, desde 1999, como uma referência na aproximação entre os mundos do ensino e das empresas. Referência na articulação entre o Ensino Superior e o tecido empresarial, a ESTG pauta-se pela empregabilidade e pelas necessidades da região.
T. 255 314 002
E. correio@estg.ipp.pt
Com um percurso consolidado e reconhecido no ensino e investigação nas Ciências e Tecnologias da Saúde, a Escola Superior de Saúde foi integrada no Politécnico do Porto em 2004, mas as suas raízes históricas são mais longínquas. É a maior instituição portuguesa de ensino superior na área da saúde.
T. 222 061 000
E. geral@ess.ipp.pt
A Escola Superior de Hotelaria e Turismo é um centro único de excelência no ensino e na investigação, posicionando-se no top of mind do mercado e procurando ser a primeira opção dos estudantes nos diversos níveis de estudo oferecidos. Desenvolve estratégias preferenciais, não só para o ensino e investigação, mas também para a prestação de serviços, relação com a comunidade, estabelecimento de redes/parcerias e internacionalização.
T. 252 291 700
E. geral@esht.ipp.pt
A Escola Superior de Media Artes e Design assume-se como uma referência nacional e internacional na formação de profissionais competitivos, criativos e inovadores nos domínios do Cinema, Design, Fotografia, Multimédia e Web. A funcionar no Campus 2 do Politécnico do Porto, apresenta espaços de qualidade e equipamentos de excelência.
T. 252 291 700
E. geral@esmad.ipp.pt
Apoio ao Estudante
Os estudantes são o centro de toda a atividade.
O P.PORTO multiplica ambientes, condições e oportunidades de progresso e implementação contínua, também para estudantes internacionais.
O Gabinete de Gestão Académica é um serviço P.PORTO que visa apoiar o estudante nos processos seletivos de admissão, matrículas e inscrições nos cursos, elaborando documentos de apoio e coadjuvando os processos de candidatura e ingresso ao ensino superior.
candidaturas@ipp.pt | +351 225 571 040 | 808 202 620
A estrutura de apoio à internacionalização do P.PORTO pode ajudar se depois de inscrito num curso do P.PORTO quiseres fazer um período de intercâmbio numa universidade europeia ou outra em que tenhamos protocolos. Todas as dúvidas podem ser esclarecidas por email ou presencialmente, de acordo com o seguinte horário: terça e quinta-feira, entre as 14h30 e as 16h30, e quarta-feira das 10h às 12h.
gcri@sc.ipp.pt
O Gabinete de Integração Académica e Profissional do P.PORTO procura facilitar a integração académica dos estudantes e promover o sucesso académico através do seu desenvolvimento pessoal e enriquecimento extracurricular. Disponibiliza também apoio especializado e promove iniciativas potenciadoras do desenvolvimento da carreira e da empregabilidade dos estudantes e diplomados.
São áreas de intervenção do gabinete a integração académica, saúde e bem-estar, desenvolvimento de competências, empregabilidade e gestão da carreira.
giap@sc.ipp.pt
A Ação Social do P.PORTO promove o acompanhamento próximo dos estudantes nos diversos domínios da sua ação: disponíveis para estudantes internacionais; auxílios de emergência; alimentação; alojamento; serviços de saúde; psicologia e aconselhamento social; conhecimento cultural; prática desportiva, entre outros apoios inerentes a uma política social ativa.
info@sas.ipp.pt
O Provedor do Estudante tem como missão principal defender e promover os direitos e os interesses legítimos dos estudantes do P.PORTO através de uma atuação independente, imparcial e confidencial.
provedordoestudante@ipp.pt
O Centro Esportivo do Politécnico do Porto oferece um conjunto de instalações desportivas de qualidade, que possibilitam a prática de atletismo, basquetebol, badminton, bodyboard, canoagem, escalada, orientação, karaté, judo, taekwondo, natação, remo, surf, ténis, ténis de mesa, futebol, futsal, voleibol e voleibol de praia. Possui ainda de um Pavilhão Esportivo, dois Campos de Ténis, dois Campos de Areia e um Espaço Fitness.
cde@sc.ipp.pt
Morar no Porto
Para os estudantes que procuram moradia na cidade do Porto existem dois tipos de soluções: residências académicas ou apartamentos privados.
Residências universitárias
No âmbito das suas atribuições, os SAS do P.PORTO promovem o acolhimento aos alunos. Contamos com alojamentos do Porto até Vila do Conde.
São seis as residências universitárias disponíveis aos estudantes estrangeiros:
Azenha - Rua da Azenha n.º 245 / 247, 4200-113 PORTO
Bento Carqueja - Travessa da Bainharia n.º 16, 4050-081 PORTO
Gustavo Gonçalves e Sousa - Av. Rodrigues de Freitas n.º 14, 4300-455 PORTO
Parada Leitão - Rua Coronel Almeida Valente n.º 330 - 4200-030, PORTO
José Régio Praça José Régio, 4480-718 VILA DO CONDE
S. Roque - Rua do Lidador n.º 131, 4480-791 VILA DO CONDE
A utilização das residências depende da candidatura a apresentar nos termos e nos prazos estabelecidos pelos SAS P.PORTO, anualmente.
Pode consultar aqui o Regulamento Geral de Alojamento.
A candidatura é submetida online.
Apartamentos privados
É habitual alugar um apartamento e dividir com outros estudantes, sendo esta muitas vezes a solução preferida, pois permite usufruir de uma maior liberdade e flexibilidade de horários. Nos últimos anos tem-se verificado uma procura cada vez maior de casas para alugar, acompanhando o número crescente de estudantes internacionais na cidade do Porto e o aumento do turismo. Os preços variam muito, conforme a localização ou as condições oferecidas, sendo normalmente exigido dois meses de renda em avanço.
Viver no Porto
Os estudantes estrangeiros que recebemos todos os anos são parte integrante desse desígnio, por isso queremos que se sintam em casa.
O que não é difícil numa cidade que em 2001 foi Capital Europeia da Cultura, que desde 2012 recebe um dos melhores festivais de música do mundo, que tem equipamentos como o Museu de Serralves, a Casa da Música ou o Cinema Batalha, que é a casa de um dos maiores clubes de futebol da Europa, que tem uma festa de Ano Novo reconhecida internacionalmente, que venceu em 2022 o prémio de Melhor Destino Urbano e que tem alguns dos melhores hotéis, hostels e cafés do mundo. Para receber aqueles que chegam (ou regressam) existe o Aeroporto do Porto que, em 2022, foi eleito Best European Airport (na categoria 10-25 milhões de passageiros).
Além de tudo isto, o Porto é desde 1996 reconhecido pela UNESCO como Cidade Património Mundial pelo caráter único do seu Centro Histórico. E o rio que banha a cidade, o Douro, dá ainda nome à região demarcada de vinho mais antiga do mundo. O Alto Douro vinhateiro, onde é produzido o famoso vinho do Porto, também está classificado pela UNESCO como Património Mundial. A este património acresce a vitalidade e o dinamismo atuais, uma efervescência que permite a quem vive e a quem visita o Porto usufruir, em segurança, de uma vida cultural e social a par das grandes capitais europeias. E, claro, da interligação com uma vida académica de topo graças à oferta formativa do P.PORTO.
Não falta o que fazer, nem com quem estar. E é preciso estar cá para o viver em primeira mão!
Perguntas Frequentes
Os estudantes internacionais brasileiros podem candidatar-se a todos os cursos lecionados no Politécnico do Porto.
Graduações:
O ingresso de estudantes internacionais nos cursos de Licenciatura efetua-se através do Concurso Especial de Acesso e Ingresso para Estudantes Internacionais.
Mestrado:
O ingresso de estudantes internacionais nos cursos de Mestrado efetua-se através do Concurso de Acesso a Mestrado.
Pós-Graduações:
O ingresso de estudantes internacionais nos cursos de Pós-Graduação efetua-se através do Concurso de Acesso a Pós-Graduação.
CTeSP:
O ingresso de estudantes internacionais nos Cursos Técnicos Superiores Profissionais efetua-se através do Concurso de Acesso aos Cursos Técnicos Superiores Profissionais.
Processo seletivo para Graduações (*)(**):
1. Possuir diploma de Ensino Médio brasileiro ou diploma de Ensino Secundário português.
2. Ter condições específicas de acesso ao curso a que me candidato, evidenciadas por uma das seguintes condições:
• ENEM (com classificação superior a 475 em cada área de conhecimento);
• Provas de Ingresso em Portugal (com classificação superior a 9,5 em cada prova);
3. Ter ingressado no Ensino Superior brasileiro reunindo as condições indicadas no ponto anterior, no ano de ingresso.
** Alguns cursos podem exigir a satisfação de Pré-requisitos. Consulta o Edital de abertura do concurso em Concurso Especial de Acesso e Ingresso para Estudantes Internacionais no separador [Documentos].
Processo seletivo para Mestrados e Pós-Graduações:
1. Possuir uma graduação nacional ou estrangeira.
Consulta o edital de abertura do concurso de pós-graduação em Concurso de Acesso a Pós-Graduação, selecionando a Escola e abrindo o separador [Documentos].
Processo seletivo para cursos Técnicos Superiores Profissionais:
1. Possuir diploma de Ensino Médio brasileiro ou diploma de Ensino Secundário português.
A candidatura aos cursos de Música e de Teatro da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE) está sujeita à obtenção do resultado de “Apto” nas provas específicas de acesso, realizadas no ano da candidatura.
Vou reunir condições de acesso em Portugal:
Caso não seja titular da qualificação académica exigida para o curso em que pretende ingressar poderá realizar em Portugal os exames nacionais correspondentes às provas de ingresso exigidas para o respetivo curso. As inscrições são realizadas numa escola secundária e ocorrem entre os meses de fevereiro e março. A realização dos exames tem lugar nos meses de junho e julho.
Para a inscrição deverá ser portador de certificado de conclusão do ensino médio, devidamente autenticado pelos serviços consulares ou embaixadas de Portugal no Brasil.
Do documento deverá constar a escala classificativa utilizada e respetiva nota mínima para aprovação.
Mais informações relativas a provas de ingresso em DGES.
Sim. O estatuto de estudante internacional é regulado pelo Decreto-Lei n.º 36/2014 e mantém-se até ao final do ciclo de estudos em que ingressou ou para que transite, ainda que, durante a frequência do ciclo de estudos, lhe venha a ser concedido o estatuto de igualdade de direitos e deveres.
Caso venha a obter a nacionalidade de um Estado membro da União Europeia, deverá pedir para deixar de ser estudante internacional, o que acontecerá no ano letivo subsequente.
Em Portugal, a taxa de frequência ou anuidade designa-se "propina". O valor pode ser consultado aqui. Os estudantes internacionais brasileiros que ingressem em graduações têm uma redução do valor da taxa por serem oriundos de país da CPLP. A percentagem da redução é fixada anualmente pelo Conselho Geral do P.PORTO e pode ser consultada aqui.
Os estudantes internacionais poderão beneficiar exclusivamente da ação social indireta (refeitórios, alojamento - se houver vaga, consultas de psicologia e outros serviços).
Mais informação em Serviços de Acção Social.
O ingresso em alguns cursos de graduação está dependente da satisfação de pré-requisitos.
Mais informação em Pré-requisitos.
É estudante internacional se não tiver nacionalidade portuguesa ou nacionalidade de outro país da União Europeia.
Não é estudante internacional se:
- For cidadão de um Estado-membro da União Europeia.
- For familiar de portugueses ou de nacionais de um Estado-membro da União Europeia, independentemente da sua nacionalidade.
- Residir legalmente em Portugal há mais de dois anos, de forma ininterrupta, em 1 de janeiro do ano em que pretenda ingressar no ensino superior (o tempo de residência com autorização de residência para estudos não releva);
- For beneficiário, em 1 de janeiro do ano em que pretenda ingressar no ensino superior, de estatuto de igualdade de direitos e deveres.
Caso tenha alguma dúvida contacte-nos através do email candidaturas@ipp.pt