Os Serviços de Ação Social (SAS) do Politécnico do Porto responsabilizam-se pelas mais elementares necessidades dos seus estudantes, garantindo uma refeição equilibrada, uma ementa diversificada e uma confeção de acordo com todas as normas higiénico-sanitárias a custos controlados.
São ainda prestados serviços de alimentação de apoio a eventos e outras atividades no âmbito de atividades paralelas. A Ação Social assegura diariamente o fornecimento de refeições aos estudantes, docentes e funcionários. O serviço prestado nas unidades alimentares pretende proporcionar refeições com qualidade e segurança alimentar e a preços acessíveis a toda a comunidade académica.
Em todas as unidades alimentares, o serviço de refeições encontra-se concessionado a uma entidade externa que realiza a sua gestão e exploração, sob supervisão dos SAS do P.PORTO. Esta entidade tem implementado um sistema HACCP e encontra-se certificada segundo as seguintes normas:
1. NP EN ISSO 22000:2005 - Sistema de Gestão de Segurança Alimentar
2. NP EN ISO 9001:2008 - Sistema de Gestão da Qualidade
3. NP EN ISSO 14001:2004 - Sistema de Gestão Ambiental
4. OHSAS 18001:2007/NP 4397:2008 - Sistema de Gestão da Segurança e Saúde do Trabalho.
Os SAS asseguram a gestão do contrato de concessão de exploração das unidades alimentares através do acompanhamento técnico e de supervisão ao nível da segurança alimentar e da rastreabilidade dos géneros alimentícios, tendo implementadas ações periódicas de inspeção higiénico-sanitárias, incluindo a realização de análises microbiológicas, e auditorias ao sistema HACCP.
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