Os Serviços de Acção Social defendem uma política de ação social direta através da atribuição de bolsas de estudo e auxílios de emergência. Tudo em prol de um ensino para todos.
Dotar qualquer cidadão das condições que lhe permitam ter acesso sustentado ao conhecimento, desenvolver competências, permitir a inclusão de todos os públicos, sem diferenciar, concretizar uma política ativa do Estado junto de cada cidadão, olhando à sua condição e construindo novos horizontes é o principal objetivo do processo de atribuição de bolsas de estudo. Este objetivo, para além de ser partilhado por todo o conjunto de ações, políticas e atores do ensino superior, e em particular do Politécnico do Porto, apoiará de forma ativa o combate ao abandono escolar no ensino superior.
A atribuição de bolsas de estudo, assim como auxílios de emergência de natureza excecional para casos comprovados de carência económica grave e pontual, visa assegurar recursos financeiros aos estudantes do ensino superior de modo a contribuir para a consagração da igualdade material de oportunidades aos estudantes, designadamente àqueles em condições de carência económica comprovada.
A bolsa de estudo é um apoio financeiro para comparticipação nos encargos com a frequência de um curso ou com a realização de um estágio profissional de caráter obrigatório, atribuído pelo Estado, a fundo perdido, sempre que o agregado familiar em que o estudante se integra não disponha de um nível mínimo adequado de recursos financeiros.
As condições de atribuição de bolsas de estudo no âmbito do sistema de apoios sociais para a frequência de cursos ministrados em Instituições de Ensino Superior encontram-se definidas no Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo a Estudantes do Ensino Superior (Despacho n.º 7647/2023, de 24 de julho de 2023).
O Politécnico do Porto é a instituição politécnica com maior número de bolsas de estudo atribuídas e o maior número de bolsas processadas do país. No que ao número de processos concluídos diz respeito, tendo em consideração todas as Instituições de Ensino Superior, o Politécnico do Porto situa-se no quarto lugar do ranking nacional.
As condições para ser elegível a requer uma Bolsa de Estudo podem ser consultadas aqui. Os prazos para essa requisição podem ser consultados aqui.
REQUERIMENTO DE BOLSA DE ESTUDO