Os Serviços de Acção Social são o órgão fundamental de execução de uma política de ação social de equidade, garantindo uma rede de apoio sistemática aos estudantes, mas não só. Os seus vetores de atuação principal são: alojamento, alimentação, bolsas, saúde e bem-estar, valorização, assédio e conflito.
A Ação Social é a concretização última de uma política de proximidade que encoraja o sucesso de cada estudante, desenvolvendo atividades e programas que contribuem, de forma decisiva, para a realização pessoal, intelectual, científica, académica e profissional dos estudantes. O seu maior desígnio é apoiar todos e cada um no seu caminho de crescimento e desenvolvimento integral.
O epicentro da Ação Social são os estudantes e as suas necessidades, por isso defende um princípio central — a equidade no acesso ao ensino superior. A equidade como valor maior da dimensão social, que não exclui e que não se esgota, mas que constrói uma resposta e apoia o percurso de cada estudante. Determinamos nos diversos domínios da nossa missão, uma política social ativa, em colaboração com as Associações de Estudantes, que integre, agregue, intervenha e saiba construir um compromisso comum.
Têm competência no âmbito das atribuições dos Serviços de Acção Social, de acordo com o previsto na lei, nos Estatutos e no Regulamento Orgânico, os seguintes órgãos:
1. Conselho Geral;
2. Presidente do Politécnico do Porto
3. Conselho de Gestão.
A organização dos serviços dos Serviços de Acção Social pressupõe a adoção de princípios de economia de recursos, eficácia e eficiência nos resultados, flexibilidade e simplificação, controlo, responsabilização, parceria e colaboração. Considerando a prossecução dos objetivos que integram a missão da Ação Social, está é constituída pelos seguintes serviços:
1. Núcleo de Apoios Diretos (NAD);
2. Núcleo de Alojamento (NAL);
3. Núcleo de Alimentação e Nutrição (NAN);
4. Núcleo de Outras Respostas Sociais (NORS);
5. Núcleo de Desporto (NDE);
6. Núcleo de Recursos Humanos (NRH);
7. Núcleo de Administração Financeira (NAF);
8. Núcleo de Logística e Manutenção (NLM);
9. Núcleo de Informática e Comunicações (NIC).
A Ação Social está sempre presente, sempre perto. Todos contam.
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