O crescimento e especialização do sector da indústria e do comércio de ouro e produtos afins verificado nos últimos anos, em grande parte alavancado pelo crescimento económico e pelas exportações, no Norte do País e em particular, no grande Porto (Gondomar). A procura de colaboradores para funções associadas à comercialização, à gestão de equipas em loja, à promoção e marketing de produtos de ourivesaria, tem sido uma constante, por parte de diversas organizações. Nesse contexto, o desenvolvimento de competências de marketing e gestão, assim como de competências específicas de comunicação do ponto de venda, relação com o cliente, gestão de equipas e gestão de aprovisionamento e stocks, poderão constituir vantagens competitivas para as organizações, cujos colaboradores as detenham. Por outro lado, os indivíduos que se candidatem a uma posição das acima referidas com formação específica nesta área, apresentarão conhecimentos específicos e valorizados pelas organizações. A formação em gestão da comercialização de produtos de ourivesaria poderá ter uma contribuição para a melhoria da perceção da qualidade do serviço prestado, desde o atendimento ao pós compra, contribuindo, também, para a melhoria da perceção de qualidade da zona geográfica que a apresente. O curso de técnico Superior de Gestão da Comercialização de Produtos de Ourivesaria coordena e executa atividades associadas à gestão do ponto de venda, apoiando também o planeamento, organização, direção das equipas comerciais do ponto de venda, desenvolvendo estratégias de comunicação, organização e layout do ponto de venda, através da gestão dos recursos de marketing.
1º Ano | ||
---|---|---|
Unidade curricular | Período | ECTS |
Desenho e Modelação 3D I | 1º Semestre | 6.0 |
História da Ourivesaria, das Marcas e Contrastes em Portugal | 1º Semestre | 6.0 |
Legislação Aplicada | 1º Semestre | 6.0 |
Matemática Estatística | 1º Semestre | 6.0 |
Tecnologias da Informação | 1º Semestre | 6.0 |
Desenho e Modelação 3D II | 2º Semestre | 6.0 |
Inglês Aplicado | 2º Semestre | 6.0 |
Logística e Processos de Produção | 2º Semestre | 6.0 |
Técnicas e Tecnologias de Comércio Eletrónico (CE) | 2º Semestre | 6.0 |
Técnicas e Tecnologias dos Materiais em Ourivesaria | 2º Semestre | 6.0 |
2º Ano | ||
Unidade curricular | Período | ECTS |
Análise de Custos Industriais | 1º Semestre | 6.0 |
Empreendedorismo e Internacionalização | 1º Semestre | 6.0 |
Gestão da Qualidade e Gestão Ambiental | 1º Semestre | 6.0 |
Gestão de Empresas | 1º Semestre | 6.0 |
Segurança e Saúde no Trabalho | 1º Semestre | 6.0 |
Estágio | 2º Semestre | 30.0 |
- Gestão de Pequenas e Médias Empresas de Produtos de Ourivesaria através do desenvolvimento de estudos sobre oportunidades de negócio e de planos de negócio, Gestor de Vendas para os Mercados Nacional e Internacional através da elaboração, desenvolvimento e implementação de operações associadas ao sistema de gestão comercial da empresa
- Responsável por Negócios Eletrónicos
- Responsável pela comunicação e de marketing de negógios de Produtos de Ourivesaria. Gestor de Equipas Comerciais
Podem candidatar-se aos Cursos Técnicos Superiores Profissionais: a) Os titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente; b) Os estudantes aprovados nas provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos, realizadas, para o curso em causa, nos termos do Decreto-Lei n.º 64/2006, de 21 de março; c) Os titulares de um diploma de especialização tecnológica, de um diploma de técnico superior profissional ou de um grau de ensino superior que pretendam a sua requalificação profissional.