O crescimento e especialização do sector da indústria e do comércio de ouro e produtos afins verificado nos últimos anos, em grande parte alavancado pelo crescimento económico e pelas exportações, no Norte do País e em particular, no grande Porto (Gondomar). A procura de colaboradores para funções associadas à comercialização, à gestão de equipas em loja, à promoção e marketing de produtos de ourivesaria, tem sido uma constante, por parte de diversas organizações. Nesse contexto, o desenvolvimento de competências de marketing e gestão, assim como de competências específicas de comunicação do ponto de venda, relação com o cliente, gestão de equipas e gestão de aprovisionamento e stocks, poderão constituir vantagens competitivas para as organizações, cujos colaboradores as detenham. Por outro lado, os indivíduos que se candidatem a uma posição das acima referidas com formação específica nesta área, apresentarão conhecimentos específicos e valorizados pelas organizações. A formação em gestão da comercialização de produtos de ourivesaria poderá ter uma contribuição para a melhoria da perceção da qualidade do serviço prestado, desde o atendimento ao pós compra, contribuindo, também, para a melhoria da perceção de qualidade da zona geográfica que a apresente. O curso de técnico Superior de Gestão da Comercialização de Produtos de Ourivesaria coordena e executa atividades associadas à gestão do ponto de venda, apoiando também o planeamento, organização, direção das equipas comerciais do ponto de venda, desenvolvendo estratégias de comunicação, organização e layout do ponto de venda, através da gestão dos recursos de marketing.