O plano de estudos em vigor resultou de um processo de reestruturação com o principal objectivo de equilibrar as principais áreas de empreendedorismo e de internacionalização e está publicado no Diário da República, 2.ª série, N.º 183 de 24 de setembro de 2019,através do Despacho n.º 8454/2019.
O mestrado em Empreendedorismo e Internacionalização pretende promover competências e conhecimentos de forma a orientar as empresas no processo de internacionalização e a formação integrada de empreendedores.
Tem como principais objetivos desenvolver as capacidades de análise crítica dos principais problemas da economia
internacional contemporânea, da competitividade e do ambiente internacional onde se inserem as empresas
internacionalizadas, das decisões de política financeira internacional e do enquadramento legal dos negócios
internacionais.
Esta formação pretende que os estudantes se apropriem das competências necessárias à deteção de oportunidades de negócio empreendedoras e inovadoras, à operacionalização de elaboração de planos de negócios para a expansão internacional, à análise de dados secundários e primários que possibilitem o empreendedorismo internacional, à reflexão sobre formas alternativas de empreendedorismo como o social.
Além do aprofundamento teórico das questões de internacionalização e do empreendedorismo, tentando gerar uma autonomia na investigação por parte dos estudantes, pretende-se uma integração com o tecido empresarial
português, analisando e contactando com casos de internacionalização e de empreendedorismo
Consultar relatórios em https://www.a3es.pt/pt/resultados-acreditacao/empreendedorismo-e-internacionalizacao-1
1º Ano | ||
---|---|---|
Unidade curricular | Período | ECTS |
COMÉRCIO E INVESTIMENTO INTERNACIONAIS | 1º Semestre | 6.0 |
COMPETITIVIDADE E GLOBALIZAÇÃO | 1º Semestre | 6.0 |
EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO | 1º Semestre | 6.0 |
GESTÃO FINANCEIRA INTERNACIONAL | 1º Semestre | 6.0 |
ECONOMIA MONETÁRIA E FINANCEIRA (opcional) | 1º Semestre | 6.0 |
INFORMÁTICA DE GESTÃO (opcional) | 1º Semestre | 6.0 |
ANÁLISE DE MERCADOS EXTERNOS | 2º Semestre | 6.0 |
DIREITO DOS NEGÓCIOS INTERNACIONAIS | 2º Semestre | 6.0 |
EMPREENDEDORISMO INTERNACIONAL | 2º Semestre | 6.0 |
EMPREENDEDORISMO SOCIAL | 2º Semestre | 6.0 |
GESTÃO DOS RECURSOS HUMANOS (opcional) | 2º Semestre | 6.0 |
MARKETING ESTRATÉGICO (opcional) | 2º Semestre | 6.0 |
2º Ano | ||
Unidade curricular | Período | ECTS |
METODOLOGIA DE INVESTIGAÇÃO E PROJECTO DE TESE | 1º Semestre | 6.0 |
SEMINÁRIOS TEMÁTICOS DE EMPREENDEDORISMO E INTERNACIONALIZAÇÃO | 1º Semestre | 6.0 |
DISSERTAÇÃO (opcional) | Anual | 48.0 |
ESTÁGIO PROFISSIONAL (opcional) | Anual | 48.0 |
TRABALHO DE PROJECTO (opcional) | Anual | 48.0 |
Titulares de licenciatura (ou habilitação legalmente equivalente) preferencialmente dentro das áreas fundamentais do ciclo de estudo.