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Mestrado em Educação e Intervenção Social - Especialização em Desenvolvimento Comunitário e Educação de Adultos

Mestrado em Educação e Intervenção Social - Especialização em Ação Psicossocial em Contextos de Risco Este Mestrado tem como finalidades desenvolver as capacidades de investigação e de intervenção ...

Mestrado em Educação e Intervenção Social - Especialização em Ação Psicossocial em Contextos de Risco

Este Mestrado tem como finalidades desenvolver as capacidades de investigação e de intervenção em contextos sociais diversificados, bem como promover a autonomia profissional, ampliando e aprofundando os conhecimentos ao nível da compreensão da realidade social e das metodologias de ação. Estas finalidades concretizam-se no desenvolvimento das diversas Unidades Curriculares bem como na conceção e desenvolvimento de Projetos, nos domínios de especialização em Ação Psicossocial em Contextos de Risco. Pretende-se, assim, o aprofundamento da reflexão teórica e do domínio dos conhecimentos científicos; a especialização ao nível das práticas em contextos específicos, nomeadamente no que se refere à educação e desenvolvimento dos indivíduos e das comunidades, e à intervenção em contextos de vulnerabilidade e de maior risco psicossocial. A crescente complexidade social com que os profissionais da área social se confrontam exige uma formação especializada que se consubstancie no desenvolvimento de respostas fundamentadas e inovadoras, bem sustentadas teoricamente, e apoiadas por uma maior reflexividade e responsabilidade social.

Mestrado em Educação e Intervenção Social - Especialização em Desenvolvimento Comunitário e Educação de Adultos

Este Mestrado tem como finalidades desenvolver as capacidades de investigação e de intervenção em contextos sociais diversificados, bem como promover a autonomia profissional, ampliando e aprofundando os conhecimentos ao nível da compreensão da realidade social e das metodologias de ação. Estas finalidades concretizam-se no desenvolvimento das diversas Unidades Curriculares bem como na conceção e desenvolvimento de Projetos, nos domínios de especialização em Desenvolvimento Comunitário e Educação de Adultos. Pretende-se, assim, o aprofundamento da reflexão teórica e do domínio dos conhecimentos científicos; a especialização ao nível das práticas em contextos específicos, nomeadamente no que se refere à educação de adultos e ao desenvolvimento comunitário. A crescente complexidade social com que os profissionais da área social e da educação de adultos se confrontam exige uma formação especializada que se consubstancie no desenvolvimento de respostas fundamentadas e inovadoras, bem sustentadas teoricamente, e apoiadas por uma maior reflexividade e responsabilidade social.

 

Pós-Laboral
Acreditado por: 6 ano(s) em
24/05/2023

Consultar relatórios em https://www.a3es.pt/pt/resultados-acreditacao/educacao-e-intervencao-social-1

142 Ciências da educação
Número: R/A-Ef759/2011/AL01
Data:
01/01/2001
N.º Despacho/Portaria: 10454/2016
Data:
19/08/2016
1º Ano
Unidade curricular Período ECTS
Estudos Comunitários I 1º Semestre 4.0
Orientação e Dinâmica de Grupos 1º Semestre 6.0
Políticas de Educação e Formação de Adultos 1º Semestre 6.0
Dinâmicas Familiares e Redes Sociais: Teorias e Perspetivas de Intervenção 2º Semestre 8.0
Estudos Comunitários II 2º Semestre 9.0
Pedagogia de Adultos 2º Semestre 6.0
Educação Social e Desenvolvimento Comunitário Anual 12.0
Metodologias de Investigação e Ação Anual 9.0
2º Ano
Unidade curricular Período ECTS
Desenvolvimento Local: Culturas e Identidades 1º Semestre 7.0
Perspetivas e Práticas de Educação de Adultos 1º Semestre 7.0
Projeto Anual 40.0
Seminário Anual 6.0
  • Mestrado em Educação e Intervenção Social - Especialização em Ação Psicossocial em Contextos de Risco As saídas profissionais incluem diferentes contextos profissionais, nos domínios social e da educação, do desenvolvimento e da saúde, abrangendo o trabalho com crianças, jovens e adultos: 1. Contextos educativos e sociais de proteção às crianças e jovens, como por exemplo: Equipas Multidisciplinares de Assessoria aos Tribunais, Comissões de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ)
  • Lares de Infância e Juventude
  • Centros de Acolhimento Temporário
  • Acolhimento Familiar
  • Apartamentos de Autonomização
  • Equipas de Rua. 2. Contextos (re)educativos e terapêuticos específicos, nomeadamente: Centros Hospitalares
  • Comunidades Terapêuticas
  • Estabelecimentos Prisionais
  • Apartamentos de Autonomização
  • Unidades de Cuidados Continuados e Paliativos. 3. Contextos institucionais que desenvolvem ações com pessoas que se encontram em situação de maior risco de exclusão social, como por exemplo: Beneficiários do Rendimento Social de Inserção
  • População Emigrante/Imigrante, Sem-Abrigo, pessoas que se encontram em maior isolamento social, vítimas de violência doméstica, desempregados, pessoas com doença mental. 4. Contextos educativos e da área da saúde e do bem-estar, como por exemplo: Lares e Residências para Séniores
  • Centros Educativos
  • Escolas
  • Autarquias
  • Associações de Apoio aos Cidadãos com Deficiência
  • Centros de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental
  • Organizações/Equipas que desenvolvem projetos de Educação para a Saúde e Educação Ambiental e Qualidade de Vida
  • Linhas SOS
  • Centros de Atividades de Tempos Livres
  • Centros Culturais
  • Unidades de Saúde Familiar. Mestrado em Educação e Intervenção Social - Especialização em Desenvolvimento Comunitário e Educação de Adultos As saídas profissionais incluem diferentes contextos profissionais, nos domínios da educação e formação de adultos e do desenvolvimento comunitário, nomeadamente: 1. Contextos de educação formal, não formal e informal, como por exemplo: Escolas
  • Centros Educativos
  • Associações/Instituições de Educação não formal
  • Lares, Residências e Universidades Seniores
  • Comunidades Terapêuticas
  • Estabelecimentos Prisionais
  • Unidades de Cuidados Continuados
  • Centros de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental
  • Centros de Formação Profissional
  • Serviços de Orientação e Acompanhamento de Adultos
  • Centros de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências
  • Organizações/Equipas que desenvolvem projetos de Educação para a Saúde e de Educação Ambiental e Qualidade de Vida
  • 2. Contextos de desenvolvimento de respostas sociais, nomeadamente: Centros Comunitários, Instituições Particulares de Solidariedade Social
  • Associações/Centros de Apoio aos Cidadãos com Deficiência
  • Unidades de Apoio Integrado
  • Centros de Atendimento e Apoio Domiciliário a Idosos. 3. Contextos de prestação de serviços e cuidados diretos à população infantojuvenil e adulta, em trabalho educativo e social, na li

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