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Mestrado em Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico - Plano 2

O Mestrado em Ensino de Inglês no 1º CEB é um curso de formação pós-graduada profissionalizante, de 3 semestres, habilitando os estudantes que o concluem para o exercício da profissão professor, na ...

O Mestrado em Ensino de Inglês no 1º CEB é um curso de formação pós-graduada profissionalizante, de 3 semestres, habilitando os estudantes que o concluem para o exercício da profissão professor, na área disciplinar e no ciclo de escolaridade que a sua designação explicita. Neste sentido, o programa de formação desenvolve-se a partir dos seguintes objetivos gerais: - Consolidar a formação dos estudantes, aprofundando e reforçando conhecimento e competências desenvolvidos durante o 1º ciclo de estudos. - Promover o desenvolvimento de uma atitude crítica e construtiva face à profissão docente e aos pressupostos para o seu exercício e para a permanente atualização profissional. - Potenciar o desenvolvimento de capacidades investigativas, como estratégia científica e profissional capaz de promover o conhecimento e a reflexão sobre, para e na prática educativa. - Proporcionar o desenvolvimento de competências heurísticas necessárias à concretização da ação didática e potenciadoras da construção do saber. - Proporcionar o conhecimento e o manuseamento crítico dos instrumentos teóricos e práticos que habilitam os futuros professores para a promoção do desenvolvimento cognitivo, pessoal e social dos alunos, considerando a individualidade, a heterogeneidade e a diversidade linguística e cultural presente nas escolas. Em coerência com tais objetivos, os processos formativos valorizam dinâmicas de reflexão e de ação, promovidas no âmbito de diferentes unidades curriculares com tipologias de formação que incluem sessões teórico-práticas, de seminário, a vivência da atividade profissional em duas fases sequenciadas de estágio e a atividade de investigação sobre essa experiência, em acompanhamento tutorial.

 

Diurno
144 Formação de professores do ensino básico (1.º e 2.º ciclos)
Número: R/A-Cr 249/2015/AL01 de 16-03-2022
Data:
01/01/2001
N.º Despacho/Portaria: 6456/2022
Data:
20/05/2022
1º Ano
Unidade curricular Período ECTS
Cidadania e Comunicação Intercultural 1º Semestre 5.0
Didática de Línguas 1º Semestre 8.0
Inglês - C2 1º Semestre 5.0
Necessidades Adicionais de Suporte na Educação Inclusiva 1º Semestre 3.0
Psicologia da Educação 1º Semestre 3.0
Sociologia da Educação 1º Semestre 3.0
Teoria da Educação 1º Semestre 3.0
Culturas e Literatura Infantil em Língua Inglesa 2º Semestre 6.0
Didática do Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico 2º Semestre 6.0
Investigação na Prática Profissional 2º Semestre 5.0
Linguagem, Cognição e Interfaces Linguísticos 2º Semestre 5.0
Política Educativa e Administração Escolar 2º Semestre 3.0
Recursos Didáticos para o Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico 2º Semestre 5.0
2º Ano
Unidade curricular Período ECTS
Prática de Ensino Supervisionada 1º Semestre 27.0
Seminário de Acompanhamento da Prática de Ensino 1º Semestre 3.0
O mestrado qualifica e certifica profissionalmente professores para o grupo de recrutamento 120, isto é, para o ensino de inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico. As principais entidades empregadoras são o Ministério da Educação e os estabelecimentos de ensino particular e cooperativo. Este curso confere a capacidade técnico-científica para acesso a cursos de terceiro ciclo, ou seja, Doutoramento.

Podem candidatar-se ao Curso aqueles que satisfaçam cumulativamente as seguintes condições: -habilitação académica superior a que se referem as alíneas a) a c) do n.o 1 do artigo 17.o do DL n.o 74/2006, de 24 de março, alterado pelos DL n.os 107/2008, de 25 de junho, 230/2009, de 14 de setembro, e DL no 115/2013, de 7 de agosto; -habilitação académica superior providenciando 80 a 100 créditos ECTS em Inglês; -domínio oral e escrito da língua portuguesa e das regras essenciais da argumentação lógica e crítica. Podem ainda candidatar-se ao ingresso deste ciclo de estudos, aqueles que apenas tenham obtido 75% dos créditos dos requisitos mínimos de formação fixados, mas a inscrição nas unidades curriculares das componentes de didáticas específicas e de iniciação à prática profissional, incluindo a prática de ensino supervisionada ou outras definidas pelo órgão legal e estatutariamente competente da ESE P.PORTO, fica condicionada à obtenção dos créditos em falta.

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