A Terapia da Fala é uma área científica em pleno crescimento a nível internacional, com conhecimento em expansão que acarreta novas exigências aos terapeutas da fala. O desenvolvimento científico tem permitido avançar na direção de práticas profissionais baseadas em evidência. É por isso essencial que todos os profissionais acompanhem a evolução da profissão e contribuam para o crescimento da mesma, independentemente da sua experiência prévia e das suas áreas de especialização.
Na ESS-P.Porto formamos Terapeutas da Fala desde 1981. O Mestrado em Terapia da Fala, em funcionamento desde 2017, é uma formação académica de 90 ECTS (3 semestres letivos) onde se pretende fomentar um perfil com aprofundamento em áreas nobres da TF sem esquecer os diversos papéis que o Terapeuta da Fala tem vindo a ser chamado a desempenhar nos vários contextos onde atualmente exerce as suas funções. De entre as várias áreas de exercício profissional do TF exploram-se três que constituem as principais áreas de investimento deste plano curricular:
- Análise e supervisão de práticas profissionais – Pretende responder às necessidades de terapeutas da fala com mais anos de experiência profissional, que colaboram na formação de jovens profissionais;
- Práticas avançadas em Fala – Pretende integrar os conhecimentos mais atuais na área da fala, considerando as evoluções da profissão ao nível da motricidade orofacial, voz e articulação verbal;
- Práticas avançadas em Comunicação e Linguagem – Pretende-se aprofundar métodos de análise integrada da comunicação e linguagem, bem como de competências de intervenção na área da perturbação específica de linguagem.
A filosofia de formação da ESS foi valorizada neste plano de estudos, havendo um claro investimento nas práticas centradas na pessoa e na família e procurando reforçar os paradigmas defendidos pela Organização Mundial de Saúde. O plano apresentado é ainda caracterizado por uma forte componente versátil (15 ECTS), sendo possível aos estudantes selecionar entre diversas unidades curriculares de nível pós-graduação existentes na ESS, permitindo um investimento em áreas relacionadas com a gestão, o empreendedorismo e a inovação.
A investigação é um elemento transversal aos 3 semestres, culminando com o desenvolvimento de uma dissertação, um relatório de estágio ou um projetos de investigação-ação que permita refletir sobre práticas atuais e promover práticas inovadoras.
PLANO DE ESTUDOS
1º ANO
1º semestre
> Metodologia de Investigação [10 ECTS]
2º semestre
> Construção e Validação de Instrumentos [5 ECTS]
Anual
> Práticas Centradas na Pessoa e na Família [12 ECTS]
> Optativa A [18 ECTS] ( Apenas uma das 3 unidades curriculares está ativa em cada ano letivo)
- Op. 1 - Análise e supervisão de práticas profissionais
- Op. 2 - Práticas avançadas em Fala
- Op. 3 - Práticas avançadas em Comunicação e Linguagem
> Optativa B [15 ECTS] ( Selecionar várias unidades curriculares até perfazer a totalidade de créditos)
- Seminários em Terapia da Fala
- Fundamentos de Coaching e Counseling
- Inovação e Empreendedorismo em Terapia da Fala
- Didática, Multimédia e Telessaúde
- Outras unidades curriculares da ESS-P.Porto
2º ANO
1º semestre
> Dissertação / Projeto / Relatório de Estágio [30 ECTS] ( O estudante poderá realizar esta unidade curricular em mobilidade internacional)
Observações:
- Este curso é inteiramente lecionado em língua Portuguesa
- Todas as aulas são síncronas e presenciais
- Todas as avaliações obedecem ao estabelecido na Ficha de Unidade Curricular de cada disciplina, sendo por norma presenciais
Consultar relatórios em https://www.a3es.pt/pt/resultados-acreditacao/terapia-da-fala-13
2º Ano | ||
---|---|---|
Unidade curricular | Período | ECTS |
PROJETO/DISSERTAÇÃO/RELATÓRIO DE ESTÁGIO | 1º Semestre | 30.0 |