Com este mestrado pretende-se permitir aos licenciados, nas diversas áreas, dar continuidade dos seus estudos e, em particular, o aprofundamento dos seus conhecimentos na área da gestão internacional. Por isso, o presente ciclo de estudos propõe-se dotar os estudantes das ferramentas essenciais para operarem ao nível da gestão estratégica na vertente internacional, em empresas privadas ou instituições públicas. Pretende-se que estes desenvolvam competências ao nível da internacionalização dos negócios. Adicionalmente, este ciclo de estudos pretende criar bases sólidas para a promoção da investigação aplicada, na área da gestão internacional, em particular na região onde se insere, que possui uma forte implantação de empresas da industria do calçado, têxteis e vestuário, e mobiliário, com uma vertente exportadora bastante acentuada.
É objetivo do mestrado a formação nas seguintes competências específicas: Formar profissionais que liderem e apoiem a internacionalização de empresas portuguesas e estrangeiras; Desenvolver competências de nível avançado na área da gestão internacional; Conhecer profundamente os sistemas contabilísticos e fiscais e o seu enquadramento no quadro da lei internacional; Reforçar a empregabilidade dos estudantes licenciados em ciências empresariais e áreas afins, desenvolvendo as suas aptidões e competências profissionais; . Promover a investigação aplicada na área da gestão internacional.
Consultar relatórios em https://www.a3es.pt/pt/resultados-acreditacao/gestao-e-internacionalizacao-de-empresas-0
1º Ano | ||
---|---|---|
Unidade curricular | Período | ECTS |
CONTABILIDADE E FISCALIDADE INTERNACIONAL | 1º Semestre | 6.0 |
DIREITO ECONÓMICO INTERNACIONAL | 1º Semestre | 4.0 |
ECONOMIA INTERNACIONAL | 1º Semestre | 6.0 |
GEOGRAFIA ECONÓMICA | 1º Semestre | 4.0 |
MÉTODOS QUANTITATIVOS | 1º Semestre | 6.0 |
POLÍTICA E CULTURA INTERNACIONAL CONTEMPORÂNEA | 1º Semestre | 4.0 |
APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DE CASOS DE INTERNACIONALIZAÇÃO EMPRESARIAL | 2º Semestre | 6.0 |
FINANÇAS EMPRESARIAIS INTERNACIONAIS | 2º Semestre | 6.0 |
GESTÃO ESTRATÉGICA INTERNACIONAL | 2º Semestre | 6.0 |
MARKETING INTERNACIONAL | 2º Semestre | 6.0 |
REDES E INOVAÇÃO EMPRESARIAL | 2º Semestre | 6.0 |
2º Ano | ||
Unidade curricular | Período | ECTS |
METODOLOGIAS DE INVESTIGAÇÃO | 1º Semestre | 6.0 |
PROJETO AVANÇADO/DISSERTAÇÃO | Anual | 54.0 |
- Operar ao nível da gestão estratégia empresarial, nomeadamente nos processos de internacionalização
- Definição de planos de Marketing Internacional
- Contabilidade e fiscalidade internacional.
Podem candidatar-se aos cursos de mestrado: titulares do grau de licenciado ou equivalente legal; titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo; titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão científico estatutariamente competente do estabelecimento de ensino superior onde pretendem ser admitidos; detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico estatutariamente competente do estabelecimento de ensino superior onde pretendem ser admitidos.