É objetivo do mestrado a formação nas seguintes competências específicas:
Compreender o funcionamento das empresas industriais e de serviços, identificando quer as ameaças a que tais empresas estão sujeitas quer as oportunidades que podem ter, sobretudo as que são inerentes ao uso das Tecnologias da Informação e do Conhecimento;
Agir de modo a dinamizar as empresas existentes no contexto regional onde irá trabalhar, mas tendo sempre presente a realidade imposta por uma Economia Global;
Ter um papel relevante em atividades de investigação e de desenvolvimento, especialmente vocacionadas para produtos, serviços, aplicações e sistemas originais e inovadores, relevantes a nível empresarial;
Estabelecer objetivos e programas de atuação, bem como integrar, acompanhar e liderar equipas para os executar;
Constituir-se como motor de empreendedorismo e de inovação, propor e/ou participar na proposta de soluções inovadoras;
Identificar novas áreas de atuação e de negócio e prosseguir políticas para desenvolver ou promover o desenvolvimento da atuação nessas áreas;
Desenvolver atividade profissional em áreas pioneiras em que haja pouco trabalho anterior e que requeiram forte competência.
Consultar relatórios em https://www.a3es.pt/pt/resultados-acreditacao/engenharia-informatica-134
1º Ano | ||
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Unidade curricular | Período | ECTS |
MÉTODOS E TÉCNICAS DE SUPORTE AO DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE | 1º Semestre | 8.0 |
TÓPICOS AVANÇADOS DE ARMAZENAMENTO DE DADOS | 1º Semestre | 8.0 |
COMPUTAÇÃO DISTRIBUÍDA E EM NÚVEM (opcional) | 1º Semestre | 6.0 |
NOÇÕES FUNDAMENTAIS DE MACHINE LEARNING (opcional) | 1º Semestre | 6.0 |
REALIDADE VIRTUAL AUMENTADA (opcional) | 1º Semestre | 6.0 |
DADOS E PRIVACIDADE (opcional) | 1º Semestre | 8.0 |
DESIGN DE INTERAÇÃO (opcional) | 1º Semestre | 8.0 |
MACHINE LEARNING (opcional) | 1º Semestre | 8.0 |
PROJETO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (opcional) | 1º Semestre | 8.0 |
SIMULAÇÃO E OTIMIZAÇÃO | 2º Semestre | 8.0 |
TECNOLOGIAS ESCALÁVEIS PARA ANÁLISE DE DADOS | 2º Semestre | 8.0 |
CIBERINTELIGÊNCIA (opcional) | 2º Semestre | 8.0 |
INFORMÁTICA FORENSE E CIBERCRIME (opcional) | 2º Semestre | 8.0 |
PARADIGMAS EMERGENTES PARA O DESENVOLVIMENTO WEB E MOBILE (opcional) | 2º Semestre | 8.0 |
GESTÃO DA IDENTIDADE (opcional) | 2º Semestre | 6.0 |
iINDÚSTRIA (opcional) | 2º Semestre | 6.0 |
2º Ano | ||
Unidade curricular | Período | ECTS |
SEMINÁRIO DE PROJETO | 1º Semestre | 12.0 |
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL (opcional) | 1º Semestre | 4.5 |
GESTÃO DA CADEIA DE ABASTECIMENTO INTERNACIONAL (opcional) | 1º Semestre | 4.5 |
GESTÃO DA IDI (opcional) | 1º Semestre | 4.5 |
LIDERANÇA E GESTÃO DE EQUIPAS (opcional) | 1º Semestre | 4.5 |
NOÇÕES FUNDAMENTAIS DE DIREITO (opcional) | 1º Semestre | 4.5 |
ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DE EMPRESAS (opcional) | 1º Semestre | 4.5 |
RECURSOS HUMANOS (opcional) | 1º Semestre | 4.5 |
ESTUDOS PREPARATÓRIOS E ELABORAÇÃO DA DISSERTAÇÃO/PROJETO/ESTÁGIO | Anual | 43.5 |
- Gestor de Sistemas de Informação, compreendendo as atividades de planeamento, desenvolvimento e exploração de Sistemas de Informação
- Arquiteto de Sistemas de Informação
- Gestor de Sistemas Informáticos ou de Centros de Informática
- Analista Programador
- Gestor de Projetos Informáticos
- Consultor e Auditor nas áreas da informática
- Investigador em projetos de investigação científica e desenvolvimento tecnológico.
Podem candidatar-se aos cursos de mestrado: Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal; Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo; Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão científico estatutariamente competente do estabelecimento de ensino superior onde pretendem ser admitidos; Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico estatutariamente competente do estabelecimento de ensino superior onde pretendem ser admitidos.