O Mestrado em Intercultural Studies for Business é um curso pioneiro no panorama do ensino superior português, tendo por isso obtido a aprovação incondicional por 6 anos da agência de acreditação A3Es.
Com um corpo docente altamente especializado, o Mestrado abre novos horizontes de formação, com disciplinas como Língua e Cultura Chinesa (Mandarim) e Árabe para Negócios, Cultura e Desenvolvimento, Relações Económicas Interculturais, Empreendedorismo em Cultura, Tecnologias de Comunicação Intercultural e Cultura de matriz Inglesa, Francesa, Alemã e Espanhola para Negócios.
O curso é integralmente leccionado em Inglês, possibilitando empregabilidade e mobilidade internacional acrescidas. Os alunos podem optar por um duplo diploma com o Mestrado em Languages and Intercultural Management da Université d’Artois, França, ou com o Mestrado em Intercultural Management do ISIT – Institut de Management et de Communication Interculturels, em Paris. O mestrado tem um protocolo de mobilidade ERASMUS específico com a University of Applied Sciences, RheinAhrCampus, Alemanha, e cinco protocolos para doutoramentos nas Universidade de Vigo, Santiago de Compostela e Salamanca.
O curso oferece protocolos de estágio com a Incubit Business Consulting & Entrepreneurship, Alto Comissariado para as Migrações, Associação Nacional de Empresárias, grupo editorial Vida Económica EDUCOACH Education and Social Innovation, Sinerconsult, Eligent Club London e outros parceiros europeus.
Os diplomados estão aptos a utilizar técnicas e conhecimentos interdisciplinares para facilitar a implementação de projetos internacionais, identificar e dar resposta às necessidades de diversos âmbitos culturais, melhorar a comunicação entre diferentes culturas empresariais e lidar eficazmente com situações interculturais, apoiando a integração e o crescimento. Estão também capacitados para desenvolver projetos empresariais sustentáveis e culturalmente conscientes, e desenvolver investigação científica com uma sólida base prática, técnica e teórica.
Embora o inglês seja a língua de trabalho do curso, a componente linguística NÃO está sob avaliação (exceto em língua e cultura árabe/chinesa). O francês, o espanhol e o alemão são utilizados nas respetivas unidades curriculares, com um nível de proficiência a negociar com o grupo.
Contactar a diretora de curso, Professor Clara Sarmento, em:
dir-curso.misb@iscap.ipp.pt e clarasarmento@gmail.com
Facebook e LinkedIn: MA in Intercultural Studies for Business
Consultar relatórios em https://www.a3es.pt/pt/resultados-acreditacao/estudos-interculturais-para-negocios-0
1º Ano | ||
---|---|---|
Unidade curricular | Período | ECTS |
CULTURA E DESENVOLVIMENTO I | 1º Semestre | 6.0 |
CULTURA INGLESA PARA NEGÓCIOS I | 1º Semestre | 6.0 |
RELAÇÕES ECONÓMICAS INTERCULTURAIS | 1º Semestre | 8.0 |
CULTURA ALEMÃ PARA NEGÓCIOS I (opcional) | 1º Semestre | 5.0 |
CULTURA ESPANHOLA PARA NEGÓCIOS I (opcional) | 1º Semestre | 5.0 |
CULTURA FRANCESA PARA NEGÓCIOS I (opcional) | 1º Semestre | 5.0 |
LÍNGUA E CULTURA ÁRABE PARA NEGÓCIOS I (opcional) | 1º Semestre | 5.0 |
LÍNGUA E CULTURA CHINESA (MANDARIM) PARA NEGÓCIOS I (opcional) | 1º Semestre | 5.0 |
CULTURA E DESENVOLVIMENTO II | 2º Semestre | 6.0 |
CULTURA INGLESA PARA NEGÓCIOS II | 2º Semestre | 6.0 |
EMPREENDEDORISMO EM CULTURA | 2º Semestre | 8.0 |
LÍNGUA E CULTURA ÁRABE PARA NEGÓCIOS II (opcional) | 2º Semestre | 5.0 |
LÍNGUA E CULTURA CHINESA (MANDARIM) PARA NEGÓCIOS II (opcional) | 2º Semestre | 5.0 |
CULTURA ALEMÃ PARA NEGÓCIOS II (opcional) | 2º Semestre | 5.0 |
CULTURA ESPANHOLA PARA NEGÓCIOS II (opcional) | 2º Semestre | 5.0 |
CULTURA FRANCESA PARA NEGÓCIOS II (opcional) | 2º Semestre | 5.0 |
2º Ano | ||
Unidade curricular | Período | ECTS |
CULTURA INGLESA PARA NEGÓCIOS III | 1º Semestre | 6.0 |
METODOLOGIAS DE INVESTIGAÇÃO | 1º Semestre | 6.0 |
TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO INTERCULTURAL | 1º Semestre | 6.0 |
LÍNGUA E CULTURA ÁRABE PARA NEGÓCIOS III (opcional) | 1º Semestre | 6.0 |
LÍNGUA E CULTURA CHINESA (MANDARIM) PARA NEGÓCIOS III (opcional) | 1º Semestre | 6.0 |
CULTURA ALEMÃ PARA NEGÓCIOS III (opcional) | 1º Semestre | 6.0 |
CULTURA ESPANHOLA PARA NEGÓCIOS III (opcional) | 1º Semestre | 6.0 |
CULTURA FRANCESA PARA NEGÓCIOS III (opcional) | 1º Semestre | 6.0 |
DISSERTAÇÃO (opcional) | 2º Semestre | 30.0 |
DISSERTAÇÃO (opcional) | 2º Semestre | 30.0 |
ESTÁGIO PROFISSIONAL (opcional) | 2º Semestre | 30.0 |
ESTÁGIO PROFISSIONAL (opcional) | 2º Semestre | 30.0 |
TRABALHO DE PROJECTO (opcional) | 2º Semestre | 30.0 |
TRABALHO DE PROJETO (opcional) | 2º Semestre | 30.0 |
- Algumas possíveis saídas profissionais: Coaching e formação intercultural
- Comunicação intercultural
- Consultoria cultural
- Curadoria
- Edição
- Empreendedorismo
- Gestão de património cultural
- Gestão de produtos
- Gestão de projetos internacionais
- Gestão e comércio internacional
- Gestão turística e hospitaleira
- Indústrias criativas
- Investigação
- Marketing e publicidade
- Mediação intercultural
- ONGs
- Orgãos de poder local e central
- Planeamento cultural
- Relações públicas e internacionais
- Representação consular
- Turismo.
Podem candidatar-se: 1. Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal; 2. Titulares de grau académico estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos, organizados de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este processo; 3. Titulares de um grau académico estrangeiro que seja reconhecido como cumprindo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Técnico-Científico da Escola que leciona o curso a que o estudante se candidata; 4. Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Técnico-Científico da Escola que leciona o curso a que o estudante se candidata; 5. Detentores de proficiência oral e escrita (nível europeu B2) em inglês.