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PÓS-GRADUAÇÃO em Gestão de Centros de Recursos Educativos na Era Digital

Este curso de Especialização Pós-Graduada enquadra-se numa área de formação convergente no que concerne à gestão de organizações informacionais de natureza educacional, pois adota uma abordagem ...

Este curso de Especialização Pós-Graduada enquadra-se numa área de formação convergente no que concerne à gestão de organizações informacionais de natureza educacional, pois adota uma abordagem holística da Ciência da Informação e da Educação. A interação destas duas áreas, completadas pelas Tecnologias da Informação e Comunicação garantem, por um lado, a adequabilidade ao contexto e, por outro, a qualidade das competências a adquirir.

De acordo com o art.º 3º do Decreto-Lei 95/97 de 23 de abril o presente curso inclui-se na seguinte área de formação especializada (art.º 3º, item 1 alínea h):“-Comunicação educacional e gestão da informação, visando qualificar para o exercício de cargos na área da comunicação educacional e da gestão da informação, designadamente no âmbito da gestão de centros de recursos educativos.”

Em 1997, foi lançado o Programa Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), numa parceria entre os Ministérios da Educação e da Cultura, com o intuito de dotar as escolas portuguesas de bibliotecas e centros de recursos alinhados com as melhores práticas definidas pelas organizações internacionais, nomeadamente a UNESCO e a IFLA.

Desde o início do Programa RBE, as escolas puderam candidatar-se a financiamento para a criação e remodelação de bibliotecas escolares. O Programa foi sendo sucessivamente alargado e hoje a RBE abrange cerca de 2000 bibliotecas escolares, desde o ensino pré-escolar até ao ensino secundário, incluindo o 2º e 3º ciclos do ensino básico. No quadro organizacional das escolas, a biblioteca passou a ser encarada como um serviço inovador habilitado para impulsionar e apoiar práticas educativas consentâneas com a Sociedade da Informação e do Conhecimento.

A partir de 2009, com a Portaria n.º 756/2009, atualizada com a Portaria n.º 76/2011, uma das vertentes mais enfatizadas deste Programa passou a ser a qualificação dos recursos humanos, com a criação da função do professor bibliotecário e a definição de procedimentos de seleção e afetação de recursos humanos. A este o quadro legal alia-se a procura de formação especializada para o desempenho das funções e atividades inerentes às Bibliotecas Escolares, altamente influenciada pelo atual ambiente educativo, fruto da (r)evolução tecnológica e da globalização. Do ensino baseado no conteúdo passou-se para o ensino baseado em competências. Esta alteração enfatiza a natureza do processo Ensino-Aprendizagem, conduz a mudanças nas metodologias empregues, abrange obrigatoriamente a literacia da informação e incluí, naturalmente, a aprendizagem autónoma e colaborativa. Estas mudanças no contexto educativo têm repercussões nos responsáveis pelas bibliotecas escolares instigando-os a adotarem práticas profissionais adequadas ao atual cenário.

PÚBLICO-ALVO

O curso de Especialização Pós-Graduada em Gestão de Centros de Recursos Educativos na Era Digital destina-se a Professores/as bibliotecários/as; Membros de equipas de Bibliotecas escolares; Professores/as com interesses na área das Bibliotecas Escolares; Licenciados/as de qualquer área disciplinar e outros profissionais que pretendam adquirir competências técnicas na área da gestão da informação em centros de recursos educativos, de Portugal e de países de língua oficial portuguesa.

METODOLOGIAS LETIVAS

A metodologia adotada compreende a lecionação de aulas teórico-práticas sendo privilegiados os métodos expositivo, interrogativo e ativo.  Serão ainda utilizadas pedagogias de ensino-aprendizagem interativas e centradas nos alunos e nas suas vivências e experiências profissionais.

Será ainda privilegiado o recurso a metodologias como aprender-fazendo e aprendizagem experiencial, garantindo que todo  o  conhecimento  construído possa ser aplicado na prática no dia-a-dia do mundo profissional. 

O curso funcionará em regime de e-learning, pressupondo uma maior organização por parte dos estudantes e docentes. Será essencial um compromisso por parte dos estudantes para com os seus processos de aprendizagem, assumindo um papel ativo na gestão de tempo das atividades formativas propostas pelos docentes, de forma a desenvolverem uma aprendizagem mais sólida no âmbito da gestão do património infodocumental nas organizações.

O modelo conjugará sessões síncronas e assíncronas, sendo basilar a orientação do docente, usando para tal os recursos existentes no ISCAP. Atendendo à existência de sessões síncronas e assíncronas, não é sempre necessário que os estudantes e docentes estejam online em simultâneo, permitindo a conciliação da vida profissional e familiar, tendo em conta o fuso horário e localização geográfica.

 

Pós-Laboral
Acreditado por: 2 ano(s) em
14/12/2022

Consultar relatórios em www.a3es.pt

Número: PORTO EXECUTIVE ACADEMY
Data:
01/01/2001
N.º Despacho/Portaria: RESOLUÇÃO ISCAP/CTC-16/2022
Data:
14/12/2022
1º Ano
Unidade curricular Período ECTS
GESTÃO DOS CENTROS DE RECURSOS EDUCATIVOS 1º Semestre 6.0
ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO NOS CENTROS DE RECURSOS EDUCATIVOS 1º Semestre 6.0
PRÁTICAS INFORMACIONAIS DE CRIANÇAS E JOVENS 1º Semestre 6.0
PSICOLOGIA EDUCACIONAL 1º Semestre 5.0
TECNOLOGIAS PARA OS CENTROS DE RECURSOS EDUCATIVOS 1º Semestre 5.0
COMUNICAÇÃO E PROMOÇÃO DOS CENTROS DE RECURSOS EDUCATIVOS 2º Semestre 6.0
GESTÃO E PRODUÇÃO DE CONTEÚDOS PEDAGÓGICOS DIGITAIS 2º Semestre 5.0
LEITURA E LITERATURA INFANTIL E JUVENIL 2º Semestre 6.0
PROJETO EM SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO 2º Semestre 9.0
RECURSOS DE INFORMAÇÃO PARA OS CENTROS DE RECURSOS EDUCATIVOS 2º Semestre 6.0

2ª fase de candidaturas da Pós-Graduação em Gestão de Centros de Recursos Educativos na Era Digital, da Porto Executive Academy, que funciona em regime E-learning! Prazo de Candidaturas, a decorrer entre os dias 20 de outubro a 09 de novembro, consultar Edital no site do ISCAP - PEA. O valor da propina poderá ser alvo de descontos (em regra 10%) para todos os associados e colaboradores de entidades que tenham protocolos de colaboração com a PEA, protocolos de colaboração com o ISCAP, bem como para alunos e ex-alunos do ISCAP. As propinas poderão ser pagas em 4 prestações e ainda podem candidatar-se a bolsas, por favor, consultar Edital no site do ISCAP - PEA. Será possibilitada a frequência de módulos de forma independente.

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