Crises económicas constantes, e a contínua procura de melhor qualidade de vida, contribuíram para que as pessoas procurassem desafiar o status quo mais frequentemente. Adicionalmente, os avanços tecnológicos trouxeram novas formas de resolver problemas, assim como as ligações em rede, proporcionaram uma cooperação humana mais acessível. Estes e outros fatores levaram ao crescimento exponencial da Inovação.
A Inovação tem estado frequentemente ligada ao processo de Design e Desenvolvimento de Produto. Filosofias como o Stage-Gate têm evoluído devido ao aumento da competitividade e da subsequente necessidade de reduzir o desperdício. Neste seguimento têm surgido outras filosofias como o Lean Design e o Design for Manufacturing and Assembly que visam adaptar o Design para a Produção e, assim, reduzir custos.
A implementação dos princípios da melhoria contínua e da otimização à Inovação é algo diferenciador e muitas vezes subvalorizado. Uma das grandes diferenças entre a Inovação moderna e a Inovação tradicional reside na necessidade de levar ao mercado o Minimum Viable Product/Produto Minimamente Viável (MVP/PMV), e continuamente acrescentar funções após a primeira iteração. Embora o produto possa ser Low-Cost, isto não significa criar produtos de fraca qualidade; implica sim saber o caminho viável mais curto possível, à primeira e com o mínimo de desperdício, evitando o processamento em excesso na Inovação.
Esta Pós-Graduação compreende as técnicas mais modernas para a Inovação, como, por exemplo, o Agile, o Lean Start-Up e o Lean Canvas Start-Up. São aplicadas também técnicas avançadas de engenharia financeira e de gestão, de forma a garantir a viabilidade das ideias.
Pós-Graduação lecionada em Regime Online.
1º Ano | ||
---|---|---|
Unidade curricular | Período | ECTS |
ANÁLISE DO IMPACTO | 1º Semestre | 5.0 |
CONTABILIDADE DE INOVAÇÃO E INVESTIMENTO | 1º Semestre | 6.0 |
GERAÇÃO DE VALOR | 1º Semestre | 4.0 |
INOVAÇÃO E EXCELÊNCIA | 1º Semestre | 4.0 |
COMERCIALIZAÇÃO E EXPANSÃO | 2º Semestre | 4.0 |
ENQUADRAMENTO DO MODELO DE NEGÓCIO | 2º Semestre | 5.0 |
PRODUTO MINIMAMENTE VIÁVEL | 2º Semestre | 5.0 |
TRANSFORMAÇÃO CONTÍNUA | 2º Semestre | 2.0 |
- A Pós-Graduação destina-se principalmente a todos os indivíduos que estão a criar e a desenvolver ideias de negócio, ou assim o pretendam fazer. Está igualmente indicada para indivíduos de qualquer área profissional, de qualquer setor de atividade, com ou sem conhecimentos prévios, tanto do setor privado como do setor público, de organizações de qualquer setor de atividade ou dimensão, tais como: Indivíduos que desejam iniciar o seu próprio negócio
- Gestores que desejam implementar uma forma de gerir mais flexível e direcionada para a Inovação
- Executivos envolvidos na gestão da mudança, melhoria contínua e cultura organizacional
- Executivos envolvidos no desenvolvimento de produto e serviço
- Executivos de departamentos ligados à Inovação
- Executivos ligados à transformação digital
- Executivos de nível-C que desejam aprender sobre como implementar o pensamento Start-Up a novas áreas de negócio. É adequada, também, a empreendedores que já iniciaram a sua ideia de negócio e a pretendam manter, de forma eficiente, eficaz e sustentável. Desta forma, a formação dedica-se a formar Inovadores Lean.
De acordo com edital a publicar.