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Centro de Inovação Pedagógica

O Centro de Inovação Pedagógica visa promover a valorização pedagógica como elemento diferenciador do processo de ensino-aprendizagem ajustado às melhores práticas, criando uma dinâmica crescente de desenvolvimento do conhecimento, nomeadamente através da valorização da componente pedagógica dos docentes, da melhoria nos modelos educativos dos ciclos de estudo e unidades curriculares, da transversalidade pedagógica ou científica ou da centralidade crescente do estudante no processo de desenvolvimento.

O Politécnico do Porto destaca-se no plano nacional e internacional, no âmbito da sua oferta educativa marcadamente diversificada, da sua internacionalização expressiva e da sua investigação ligada a contextos da comunidade glocal em que vivemos, incluindo desde agrupamentos de escolas ao tecido empresarial e industrial do Grande Porto.

Para tal, é de ressaltar o trabalho de relevo que o corpo docente do P.PORTO tem desenvolvido, promovendo um processo de ensino e aprendizagem de qualidade e muito próximo das necessidades dos seus estudantes.

Centro de Inovação Pedagógica (CIP), enquanto unidade de serviços especializados do P.PORTO, surge com a missão de estimular, disseminar e reforçar práticas de ensino e aprendizagem inovadoras, capacitando docentes para as transições ecológica e digital que o mundo de hoje nos exige.

O processo de ensino e aprendizagem implica uma visão holística do conhecimento e exige a construção de uma profissionalidade docente de forma dinâmica, contínua e complexa que depende diretamente de processos de colaboração e reflexão crítica. As transições induzidas pelo contexto pandémico e de emergência que vivemos resultaram num questionamento do campus em que atuamos, levando-nos a encarar a inovação pedagógica como um elemento central no Politécnico do Porto, enquanto instituição de ensino superior moderna, ativa e capaz de se posicionar como uma referência nacional e internacional.

Neste contexto, o CIP procura:
1. Mapear práticas pedagógicas desenvolvidas nas diferentes unidades orgânicas do P.PORTO;
2. Fomentar a reconfiguração da profissionalidade docente dos professores do P.PORTO, pela aposta na (re)capacitação pedagógica para contextos híbridos;
3. Desenvolver práticas de discussão pública sobre a experimentação de abordagens e estratégias de ensino-aprendizagem inovadoras;
4. Promover a criação de projetos de inovação pedagógica, apoiando a sua incubação e consecução; criar comunidades de aprendizagem reflexivas, críticas e sustentáveis, tendo em conta os nodes de especialidade dos saberes.

Compõe o CIP:
1. Gabinete de Apoio ao Ensino à Distância;
2. Gabinete de Formação e Desenvolvimento Pedagógico;
3. Laboratório de Recursos e de Apoio à Aprendizagem.

Fazem parte da equipa:
1. Mário Cruz, Diretor do Centro de Inovação Pedagógica;
2. Ricardo Queirós, Coordenador do Gabinete de Ensino à Distância;
3. Daniela Mascarenhas, Coordenadora do Gabinete de Formação e Desenvolvimento Pedagógico;
4. Carla Pinto, Coordenadora do Laboratório de Apoio ao Ensino e Aprendizagem

Há também, na equipa do CIP, um representante de cada Escola do Politécnico do Porto: Dulce Mota (ISEP), Joana Fernandes (ISCAP), Susana Lopes (ESE), Paulo Perfeito (ESMAE), Vanda Lima (ESTG), Paula Lopes (ESS), Sandra Vasconcelos (ESHT), Vítor Quelhas (ESMAD). E ainda três representantes dos estudantes: Jorge Pinheiro, do ISCAP, no Gabinete de Apoio ao Ensino à Distância; Eduardo Couto, da ESE, no Gabinete de Formação e Desenvolvimento Pedagógico; e Rodrigo Queirós, do ISEP, no Laboratório de Recursos de Apoio ao Ensino e Aprendizagem. O CIP tem como coordenador António Marques, Vice-Presidente para a Inovação.


M.
Edifício da Biblioteca do P.PORTO - 3.º Piso
Rua Dr. Roberto Frias, 712
4200-465, Porto

S. cip.ipp.pt
E.
 

T. 225 571 097

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