O Politécnico do Porto destaca-se no plano nacional e internacional, no âmbito da sua oferta educativa marcadamente diversificada, da sua internacionalização expressiva e da sua investigação ligada a contextos da comunidade glocal em que vivemos, incluindo desde agrupamentos de escolas ao tecido empresarial e industrial do Grande Porto.
Para tal, é de ressaltar o trabalho de relevo que o corpo docente do P.PORTO tem desenvolvido, promovendo um processo de ensino e aprendizagem de qualidade e muito próximo das necessidades dos seus estudantes.
O Centro de Inovação Pedagógica (CIP), enquanto unidade de serviços especializados do P.PORTO, surge com a missão de estimular, disseminar e reforçar práticas de ensino e aprendizagem inovadoras, capacitando docentes para as transições ecológica e digital que o mundo de hoje nos exige.
O processo de ensino e aprendizagem implica uma visão holística do conhecimento e exige a construção de uma profissionalidade docente de forma dinâmica, contínua e complexa que depende diretamente de processos de colaboração e reflexão crítica. As transições induzidas pelo contexto pandémico e de emergência que vivemos resultaram num questionamento do campus em que atuamos, levando-nos a encarar a inovação pedagógica como um elemento central no Politécnico do Porto, enquanto instituição de ensino superior moderna, ativa e capaz de se posicionar como uma referência nacional e internacional.
Neste contexto, o CIP procura:
1. Mapear práticas pedagógicas desenvolvidas nas diferentes unidades orgânicas do P.PORTO;
2. Fomentar a reconfiguração da profissionalidade docente dos professores do P.PORTO, pela aposta na (re)capacitação pedagógica para contextos híbridos;
3. Desenvolver práticas de discussão pública sobre a experimentação de abordagens e estratégias de ensino-aprendizagem inovadoras;
4. Promover a criação de projetos de inovação pedagógica, apoiando a sua incubação e consecução; criar comunidades de aprendizagem reflexivas, críticas e sustentáveis, tendo em conta os nodes de especialidade dos saberes.
Compõe o CIP:
1. Gabinete de Apoio ao Ensino à Distância;
2. Gabinete de Formação e Desenvolvimento Pedagógico;
3. Laboratório de Recursos e de Apoio à Aprendizagem.
Fazem parte da equipa:
1. Mário Cruz, Diretor do Centro de Inovação Pedagógica;
2. Ricardo Queirós, Coordenador do Gabinete de Ensino à Distância;
3. Daniela Mascarenhas, Coordenadora do Gabinete de Formação e Desenvolvimento Pedagógico;
4. Carla Pinto, Coordenadora do Laboratório de Apoio ao Ensino e Aprendizagem
Há também, na equipa do CIP, um representante de cada Escola do Politécnico do Porto: Dulce Mota (ISEP), Joana Fernandes (ISCAP), Susana Lopes (ESE), Paulo Perfeito (ESMAE), Vanda Lima (ESTG), Paula Lopes (ESS), Sandra Vasconcelos (ESHT), Vítor Quelhas (ESMAD). E ainda três representantes dos estudantes: Jorge Pinheiro, do ISCAP, no Gabinete de Apoio ao Ensino à Distância; Eduardo Couto, da ESE, no Gabinete de Formação e Desenvolvimento Pedagógico; e Rodrigo Queirós, do ISEP, no Laboratório de Recursos de Apoio ao Ensino e Aprendizagem. O CIP tem como coordenador António Marques, Vice-Presidente para a Inovação.
M.
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