O Politécnico do Porto tem como missão criar e disseminar conhecimento, ciência, tecnologia e cultura e, ao mesmo tempo, dotar os seus estudantes de competências técnicas, científicas e artísticas, transversais, articulando o conhecimento e a ação. Procuramos dar resposta às exigências atuais, realizando pontes entre o universo académico, a prática profissional e a sociedade, numa tentativa constante de aproximação entre o mundo académico e o empresarial.
Esta cultura, configurada em comportamentos e relações, tem por base um conjunto de convicções e princípios que se traduzem na assunção de uma carta de valores, em que se inclui a Inovação. Nesse sentido, o Politécnico do Porto promove ideias geradoras de novas formas de educação e investigação, explorando novos caminhos e novo conhecimento. Um dos eixos estratégicos da nossa ação é precisamente a atividade de I&D, transferência de conhecimento, apoiando o ensino e a criação de conhecimento e transferindo-o para a sociedade. Entendemos como imprescindível a integração das diversas áreas científicas que constituem a oferta educativa no sentido de potenciar essa criação e transferência, nomeadamente:
1. Providenciar os meios necessários para transferir o conhecimento para a sociedade, assegurando os direitos de propriedade intelectual da Instituição e dos investigadores.
2. Participar em áreas de investigação de grande impacto na sociedade, com elevado valor económico e de interesse global.
3. Melhorar a estrutura de suporte promovendo a excelência da I&D.
4. Incrementar a transferência de conhecimento de valor acrescentado para a sociedade.
5. Criar estruturas interdisciplinares que potenciem as as características únicas da nossa comunidade.
6. Potenciar espaços e redes de inovação.
Por todas estas razões, investigação e desenvolvimento, empreendedorismo, propriedade intelectual e industrial, transferência de tecnologia e de conhecimento, inovação social e de base tecnológica, indústrias criativas, incubação, spin-offs e startups são conceitos da agenda do Politécnico do Porto no que se refere à construção do futuro.
Neste âmbito, entra em cena como principal dínamo o Porto Research, Technology & Innovation Center (PORTIC), capaz de potenciar a criação de projetos sustentáveis e agregadores de conhecimento, de discussão e troca de ideias que estimulem parcerias e que, em breve, integrará também, além da investigação, estruturas dedicadas à inovação e ao empreendedorismo do Politécnico do Porto: a Porto Design Factory, o Porto Business Innovation e a Startup Porto.