Vivemos um período único de transformação do Ensino Superior, por via da iniciativa Universidades Europeias promovida pela Comissão Europeia (CE) e com o apoio declarado dos estados-membros.
O P.PORTO assume uma posição de destaque neste movimento transformacional ao liderar a ATHENA, uma das 44 alianças financiadas pela CE para lançar as bases do novo sistema de ensino superior europeu.
A ATHENA projeta uma visão ambiciosa rumo a um ensino superior inovador, inspirador, inclusivo e competitivo a uma escala global, tendo concorrido a fundos europeus para viabilizar o projeto nesta segunda fase com um orçamento global previsto de 19M€, apoiado pela CE em 14,4M€.
As universidades da aliança ATHENA, coordenada pelo Politécnico do Porto, perseguem, desde 2020, o objetivo de construir em conjunto uma Universidade Europeia plenamente operacional durante a segunda fase do projeto (2023-2027), alinhando e integrando partes substanciais das respetivas estratégias institucionais nos diferentes eixo da sua missão: ensino, investigação, inovação e serviço à sociedade.
Estamos a criar um campus europeu de ensino superior integrado, congregando 160.000 estudantes, que possibilite a mobilidade e a participação automática e flexível dos cerca de 150 mil estudantes e dez mil funcionários, que integram este consórcio, em atividades conjuntas de ensino e formação, investigação e transferência de conhecimento.
A ATHENA – Advanced Technology Higher Education Network Alliance integra instituições de ensino superior localizadas em nove países europeus, nomeadamente, para além do Politécnico do Porto: a Universidade de Orléans (França), a Hellenic Mediterranean University (Grécia), a Universidade de Siegen (Alemanha), a Universidade de Maribor (Eslovénia), a Universidade Niccolò Cusano (Itália), a Vilnius Gediminas Technical University (Lituânia), a Universidade de Vigo (Espanha) e a Universidade Marie Curie Sklodowska (Polónia).
Este projeto é uma das 45 universidades europeias apoiadas pelo programa Erasmus+, sendo apenas uma das duas lideradas por instituições portuguesas. Esta federação de ensino baseia-se em combinar forças e competências para oferecer uma educação de alta qualidade com impacto positivo na investigação, na empregabilidade dos jovens e no avanço social. Alcançar essa meta é possível com uma visão holística e integradora da educação, lançando projetos conjuntos de investigação e fomentando sinergias entre as instituições participantes e as entidades parceiras.
A ATHENA está organizada de acordo com a seguinte estrutura:
1. Conselho Diretivo (reitores e presidentes)
2. Setor Administrativo
3. Finanças
4. Qualidade
5. Observatório
6. Docentes e Estudantes