Entrada > Notícias > Align, Act, Accelerate - Que impacto para o Norte na Europa?
Publicado em: 03 Abril 2025

Align, Act, Accelerate - Que impacto para o Norte na Europa?

Um grande momento de reflexão. Um ponto de partida para ir mais além. Um caminho que só pode ser feito em conjunto com parceiros. Este evento foi co-organizado pelo P.PORTO e pela U.Porto, com o apoio da AEP, COTEC e CMP, tendo o JN e a TSF como media partners

Decorreu, na manhã de 24 de janeiro, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, no Porto, a conferência Align, Act, Accelerate - Que impacto para o Norte na Europa?. Um momento de reflexão, com um painel de convidados de luxo, que pretendeu lançar as bases para responder à pergunta: como podem a investigação, a tecnologia e a inovação impulsionar a competitividade europeia à luz de desafios globais muito delicados e de um fosso de produtividade entre a União Europeia (UE) e os EUA/China? E com que impacto para a Região Norte?

A Europa produziu, em 2024, três relatórios — Letta, Draghi, Heitor — que defendem mais investimento em qualificação, ciência e inovação para enfrentar a perda de produtividade e a transformação digital e ecológica, bem como os desafios de segurança e defesa e a necessidade da Europa se concentrar em produtos e sistemas de maior valor acrescentado. Estes estudos estão articulados com as orientações políticas da Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, aprovadas, em julho do ano passado, no Parlamento Europeu, que incluem a reestruturação da economia europeia como a primeira prioridade para os programas de financiamento europeu para os próximos anos.

A sessão de abertura esteve a cargo de Rui Moreira, Presidente da Câmara Municipal do Porto (CMP), Paulo Pereira, Presidente do Politécnico do Porto (P.PORTO), e António de Sousa Pereira, Reitor da Universidade do Porto (U.Porto).

Seguiu-se um debate, com moderação de Inês Cardoso, Directora-Geral editorial do Notícias Ilimitadas, em que participaram Sofia Moreira de Sousa (representante da Comissão Europeia em Portugal), Hélder Maiato (i3S), Luís Sarmento (Inductiva Research Labs) e Manuel Heitor, coordenador do relatório "Align, Act, Accelerate" que deu nome ao evento e, claro, antigo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior — por impedimento de última hora, Ana Isabel Fernandes (Sonae Arauco) não pôde estar presente.

A fechar, Luís Ceia, Vice-Presidente da Associação Empresarial de Portugal (AEP), que substituiu Luís Miguel Ribeiro, Presidente da AEP, como originalmente programado, e Jorge Portugal, Diretor-Geral da Associação Empresarial para a Inovação (COTEC), traçaram breves conclusões antes de António Cunha, Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), encerrar a conferência.

Combined Shape

Navigation