Os dados provenientes da atividade económica e empresarial nem sempre são analisados por forma a melhorar a atividade da gestão.
Os estudos de mercado, feitos maioritariamente aquando das criações das empresas, orientados para prever vendas e preços dos produtos e consequentemente estimar receitas no sentido de rentabilizar investimentos, nem sempre são acompanhados de estudos de continuidade que facilitem a tomada de decisão.
Por vezes uma simples organização dos dados relativos à produção, vendas e receitas seria suficiente para apoiar a gestão. Na sua atividade as empresas recolhem informação que deve ser objeto de análise e permitir ao empresário tomar decisões, com um mínimo de risco.
A análise descritiva de dados permite estudar características existentes nesses dados e identificar problemas que muitas vezes são fáceis de corrigir, basta serem identificados. Organizando a informação é possível identificar ainda potencialidades de melhoria e direcionar as atitudes no sentido de maximizar o lucro.
A análise indutiva permite identificar padrões e prever comportamentos dos consumidores, auxilia na escolha da política de marketing que a empresa deve implementar, entre outros.
Esta formação visa proporcionar aos formandos o conhecimento dos conceitos fundamentais e das principais técnicas estatísticas através do manuseamento do software de análise de dados SPSS (Statistical Package for Social Sciences) de forma a tornar esse mesmo conhecimento num instrumento fundamental para a análise e interpretação de dados.
Faça aqui a sua inscrição.
Análise de Dados com SPSS
O que fazer para registar os gerentes ou administradores das sociedades?
miguel.carvalho@sc.ipp.pt
Partilhar