Entrada > Notícias > Apresentação pública do INOV-NORTE
Publicado em: 10 Outubro 2024

Apresentação pública do INOV-NORTE

O evento inaugural deste importante consórcio, que mobiliza seis Instituições de Ensino Superior (IES) e uma comunidade académica com mais de 91 mil estudantes, decorreu ontem, dia 9 de outubro, no Salão Nobre da Faculdade de Economia do Porto (FEP). "Des(Construir) a Academia, Co-construir o Conhecimento" foi o mote escolhido para a apresentação

INOV-NORTE – Centro de Excelência de Inovação Pedagógica na Região Norte foi apresentado publicamente ontem, dia 9, no Porto, depois de já terem sido realizadas duas reuniões plenárias, nos passados meses de maio e junho. O INOV-NORTE resulta de um consórcio com a participação de várias IES da região: o Politécnico do Porto, a Universidade do Porto (que lidera o projeto), a Universidade Católica Portuguesa, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, o Instituto Politécnico de Bragança e a Escola Superior de Enfermagem do Porto.

Na sessão de apresentação pública, que decorreu sob o mote Des(Construir) a Academia, Co-construir o Conhecimento, estiveram presentes o Presidente do Politécnico do Porto, Paulo Pereira; o Reitor da Universidade do Porto, António de Sousa Pereira; a coordenadora do projeto e professora universitária, Sónia Valente Rodrigues; entre outros membros do consórcio. A sessão culminou com a assinatura do despacho conjunto constitutivo do Centro de Excelência de Inovação Pedagógica da Região Norte, a que se seguiu o discurso de encerramento do Presidente do Conselho de Administração da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), João Guerreiro.

Em conjunto, as IES participantes comprometem-se a implementar, durante os próximos dois anos, “uma estratégia participada e representativa de cooperação interinstitucional, englobando a observação e partilha de práticas pedagógicas e a criação de escala em ações orientadas para a inovação curricular e a transformação pedagógica”.

Este ambicioso projeto contempla ainda o investimento na modernização de equipamentos e infraestruturas para instalação de laboratórios de apoio ao ensino e aprendizagem, a pilotagem de projetos disruptivos facilitadores da inovação curricular e transformação pedagógica e a dinamização de novas ações de capacitação e desenvolvimento pedagógico no ensino superior.

A criação do INOV-NORTE materializa o projeto financiado pelo Investimento RE-C06-i07 — Impulso Mais Digital, através da submedida «Inovação e Modernização Pedagógica no Ensino Superior — Criação de centros de excelência de inovação pedagógica», ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

O Conselho Diretivo do INOV-NORTE é composto por: Sónia Valente Rodrigues (UP), José Paulo Cravino (UTAD), Diana Soares (UCP), António Marques (P.PORTO), Carlos Manuel da Costa Teixeira (IPB) e José Carlos Carvalho (ESEP).

Reveja, na íntegra, o evento de apresentação do INOV-NORTE no vídeo que se segue.