O evento BIP – Mobility and Neurodiversity on the Workfloor, financiado pelo projeto Erasmus+, reuniu instituições de ensino e inovação de vários países europeus com o objetivo de desenvolver uma cadeira de rodas adaptada a ambientes de trabalho.
Este projeto colaborativo, coorganizado pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) e a Porto Design Factory, envolveu a Universidadede Vigo (Espanha), a Design Factory de Valência (Espanha), o Instituto Politécnico de Saxion (Países Baixos) e a Universidade West Attica (Grécia).
Realizado entre os dias 7 e 11 de outubro, este BIP promoveu uma série de workshops e sessões de cocriação, que permitiram aos estudantes desenvolverem soluções práticas para facilitar a mobilidade e a inclusão de pessoas com diversidade funcional no local de trabalho. Ao longo destes cinco dias, os participantes trabalharam em equipas multidisciplinares, combinando conhecimentos de design, engenharia e tecnologia, para propor uma cadeira de rodas adaptada às exigências específicas dos ambientes laborais.