Entrada > Notícias > Centro de Excelência de Inovação Pedagógica na Região Norte — INOV-NORTE
Publicado em: 09 Outubro 2024

Centro de Excelência de Inovação Pedagógica na Região Norte — INOV-NORTE

"Des(Construir) a Academia, Co-construir o Conhecimento" é o mote do importante consórcio que mobiliza seis Instituições de Ensino Superior e uma comunidade académica com mais de 91 mil estudantes
É hoje apresentado publicamente, pelas 10h, no auditório da Faculdade de Economia do Porto, o INOV-NORTE – Centro de Excelência de Inovação Pedagógica na Região Norte, resultante da iniciativa de um novo consórcio com a participação de várias Instituições de Ensino Superior (IES) da região: o Politécnico do Porto, a Universidade do Porto (que lidera o projeto), a Universidade Católica Portuguesa, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, o Instituto Politécnico de Bragança e a Escola Superior de Enfermagem do Porto.

Sob o mote Des(Construir) a Academia, Co-construir o Conhecimento, este novo consórcio assume como missão “estimular as experiências de inovação e modernização pedagógica no contexto da educação e formação e promover a descentralização destas iniciativas no ensino superior". Na prática, as seis instituições participantes — que mobilizam uma comunidade académica com mais de 91 mil estudantes — comprometem-se a implementar, durante os próximos dois anos, “uma estratégia participada e representativa de cooperação interinstitucional, englobando a observação e partilha de práticas pedagógicas e a criação de escala em ações orientadas para a inovação curricular e a transformação pedagógica”.

Este ambicioso projeto contempla ainda o investimento na modernização de equipamentos e infraestruturas para instalação de laboratórios de apoio ao ensino e aprendizagem, a pilotagem de projetos disruptivos facilitadores da inovação curricular e transformação pedagógica e a dinamização de novas ações de capacitação e desenvolvimento pedagógico no ensino superior.

A execução dos programas propostos no âmbito do INOV-NORTE deverá atingir diretamente cerca de 4.550 estudantes e, pelo menos, 1.000 docentes das seis instituições parceiras. Além disso, espera-se alcançar um impacto de ampla escala com a incorporação de experiências de ensino e aprendizagem inovadoras em todas as comunidades académicas envolvidas.

A criação do Centro de Excelência de Inovação Pedagógica na Região Norte – INOV-NORTE materializa o projeto financiado pelo Investimento RE-C06-i07 — Impulso Mais Digital, através da submedida «Inovação e Modernização Pedagógica no Ensino Superior — Criação de centros de excelência de inovação pedagógica», ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Na sessão de apresentação pública estará presente António de Sousa Pereira, Reitor da Universidade do Porto, Sónia Valente Rodrigues, coordenadora do projeto, Paulo Pereira, Presidente do Politécnico do Porto, entre outros membros do consórcio. A sessão culmina com a assinatura do despacho conjunto constitutivo do Centro de Excelência de Inovação Pedagógica da Região Norte seguido do discurso de encerramento do Presidente do Conselho de Administração da A3ES, professor João Guerreiro.

Assista aqui em direto à sessão inaugural de apresentação do INOV-NORTE.