Na semana em que foi anunciado, a título póstumo, o Título de Honra ao Professor Doutor José Tenreiro Machado, falecido em outubro de 2021, o nome do investigador integra, pela quarta vez consecutiva, a seleção de cientistas mais citados na edição 2022 do índice Highly Cited Researchers.
Divulgada na passada quarta-feira, a lista de cientistas destaca um total de 6.938 profissionais provenientes de 69 países, referenciados no repositório Web of Science, o maior indexador mundial de informação científica.
A Highly Cited Researchers é elaborada anualmente pela Clarivate Analytics, que adquiriu as bases Web of Science e Thomson Reuters, e incide apenas nos artigos mais citados, que representam 1% do que se publica no mundo, sendo um forte indicador do impacto da ciência globalmente.
A lista reconhece investigadores que demonstram autoridade expressiva numa ou mais categorias científicas, determinadas através da publicação dos artigos mais citados por seus pares durante a última década. Um investigador “muito citado” é bem mais do que “o autor de um artigo muito citado”, representando uma ascendência excecional em determinado campo científico.
Em 2018, foi adicionada a categoria Cross Field, ou campo transversal, que identifica investigadores com autoridade significativa em vários campos durante um período determinado (janeiro de 2011 a dezembro de 2021 ). José Tenreiro Machado estava enquadrado nesta categoria interdisciplinar.
Na lista da Clarivate – empresa especializada em gestão de informação científica – figuram 26 prémios Nobel. EUA, China, Reino Unido e Alemanha são os países mais representados no ranking deste ano. O índice Highly Cited Researchers distingue, desde 2001, os cientistas mais influentes a nível mundial, com base no número de citações das respetivas publicações pelos seus pares.
Tenreiro Machado encontra-se também entre os 100 mil cientistas mais citados na base Scopus, da Universidade de Stanford, entre um total de, aproximadamente, sete milhões de investigadores.
O investigador deixa uma marca inapagável na área da robótica e na formação de engenheiros nos últimos 40 anos, tendo sido ainda uma referência nacional e internacional como docente e investigador nas áreas da engenharia. O seu trabalho destaca-se pela sua visão eclética de vários tópicos na investigação, optando por abordar assuntos tão diferentes como sistemas dinâmicos, genética, algoritmos computacionais, modelização dos sistemas, entre outros.
A concessão do Título de Honra ao Professor Doutor José Tenreiro Machado será proclamada em cerimónia pública no decurso do Dia do P.PORTO, que terá lugar em fevereiro de 2023.