Entrada > Notícias > Concurso Público para a construção de Residência de Estudantes no Breiner (Porto)
Publicado em: 22 Outubro 2024

Concurso Público para a construção de Residência de Estudantes no Breiner (Porto)

Um projeto emblemático num espaço único. A Residência de Estudantes e futuro Palace Hotel Escola surgirá num espaço histórico do ensino superior no Porto, onde se instalou, em 1933, o Instituto Industrial do Porto, hoje Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP)

No âmbito da expansão da rede de alojamento do Politécnico do Porto, foi lançado, no passado dia 17 de outubro, novo Concurso Público para a realização da empreitada de construção da Residência de Estudantes do Campus 1 – Breiner (Porto). Um investimento superior a 6,8 milhões de euros que conta com um financiamento PRR, no âmbito do PNAES, de 5,3 milhões de euros e um investimento próprio do P.PORTO de 1,5 milhões de euros.

A proposta apresentada para a nova Residência de Estudantes na Rua do Breiner, no coração do Porto, demonstra sensibilidade ao contexto histórico, cultural e arquitetónico da envolvente.  O projeto é orientado pelos princípios da sustentabilidade ambiental, social e económica. Pretende fortalecer o compromisso do P.PORTO com o desenvolvimento sustentável em todas as suas dimensões, contribuindo também para o desenvolvimento da região e do país.

O projeto propõe a intervenção em um lote na Rua do Breiner que contempla três edifícios:

  • Edifício principal (Edifício A): Confina com a Rua do Breiner e que será reabilitado mantendo todas as suas características arquitetónicas existentes;
  • Segundo edifício (Edifício B): Existente no lote será alvo de reabilitação e será mantido tudo o que já existiu, nomeadamente fachadas e cobertura;
  • Terceiro edifício (Edifício C): Em ruínas, encerra o limite do lote, que será alvo de uma nova construção com igual área de edificação.


O lote em questão tem uma área total de 2655,46 metros quadrados, dos quais aproximadamente 1566,78 serão destinados a espaços verdes, proporcionando áreas de lazer e convívio para os residentes. Os restantes 1474,80 metros quadrados representam a área de implantação dos três edifícios. O conjunto de edifícios proposto permitirá disponibilizar 168 novas camas aos estudantes deslocados na cidade, integrado 65 quartos duplos, 17 estúdios duplos e quatro quartos individuais.

No âmbito da política e compromisso do Politécnico do Porto e dos Serviços de Ação Social (SAS) com a sustentabilidade realça-se ainda que também esta residência será objeto de certificação LEED - Leadership in Energy and Environmental Design. Para além disso, o projeto procura criar uma atmosfera verde, descontraída e diferenciadora, permitindo expandir as áreas de socialização para o exterior do edifício. O tratamento dos espaços exteriores envolventes procura minimizar os níveis de impermeabilização do solo, desenvolvendo soluções LID - Low Impact Development nos espaços de circulação, os quais serão promovidos como espaços de estar e usufruto.

Está prevista a conclusão da empreitada para fevereiro de 2026, recebendo os primeiros estudantes já no ano letivo 2026/2027. Este projeto insere-se no plano de expansão da rede de residências de estudantes do P.PORTO, cuja gestão está sob a responsabilidade dos SAS, o qual abrange a construção de quatro novas residências, perfazendo um aumento de 400 novas camas e um investimento total superior a 21 milhões de euros.

Este que é o maior investimento de sempre no alojamento do P.PORTO fará duplicar o número de camas nos SAS.

Ação Social Sempre Perto!


NOTA SOBRE O IMÓVEL
A Escola Industrial do Porto, antepassada do atual ISEP, foi criada em 1852 pelo ministro Fontes Pereira de Melo, instalando-se no edifício da Graça, onde já funcionava a Academia Politécnica do Porto. Em 1933, com a designação de Instituto Industrial do Porto, estabeleceu-se no n.º 164 da Rua do Breiner, onde permaneceu até 1968, quando foram inauguradas as instalações da Rua de São Tomé. Entretanto, no mesmo ano de 1968, foi criada a Escola Industrial Fontes Pereira de Melo que foi ocupar o edifício do Breiner. Mais tarde, este estabelecimento de ensino alterou a sua designação para Escola Básica e Secundária Fontes Pereira de Melo, mudando-se para novas instalações junto ao Estádio do Bessa, em 1987 (onde está até hoje). Após essa data, o edifício ainda foi ocupado pela Escola C+S Irene Lisboa até esta se transferir para a Rua de Cervantes, perpendicular à Rua Damião de Góis.

Combined Shape

Navigation