Entrada > Notícias > Conselho Geral tem dois novos membros
Publicado em: 17 Maio 2024

Conselho Geral tem dois novos membros

Tomaram posse hoje, dia 17 de maio, Milena Carvalho, docente do ISCAP, e António Fontainhas Fernandes, membro externo cooptado

No seguimento da convocatória do passado dia 10 de maio, assinada pelo Presidente do Conselho Geral, Francisco Assis, nos termos da alínea a) do n.º 1 artigo do artigo 18.º e do n.º 1 do artigo 19.º dos Estatutos do Politécnico do Porto e do n.º 1 do artigo 13.º do Regimento do Conselho, o Conselho Geral do Politécnico do Porto reuniu na tarde de sexta-feira, dia 17, em reunião ordinária, para, entre outros pontos na ordem de trabalhos, dar posse a dois novos membros.

Milena Carla Lima de Carvalho é agora a representante do pessoal docente e investigador no Conselho Geral. António Augusto Fontainhas Fernandes foi cooptado enquanto "personalidade externa de reconhecido mérito".

Doutorada em Ciência da Informação, com Especialização em Gestão de Serviços de Informação e Serviços de Informação, mestre em Arquivos, Bibliotecas e Ciências da Informação, pós-graduada em Ciências Documentais (Arquivo) e em Recursos Humanos, licenciada em Estudos Europeus, Milena Carvalho é, desde 2004, professora adjunta em vários cursos e mestrados no Politécnico do Porto e docente na Licenciatura em Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP).

Professor Catedrático da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Presidente da Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES), membro do Conselho Económico e Social (CES), membro do Conselho de Admissão e Qualificação da Ordem dos Engenheiros, António Fontainhas Fernandes tem ainda integrado painéis de avaliação da A3ES. Anteriormente, desempenhou funções como reitor da UTAD, entre 2013 e 2021, foi Presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas e membro do Conselho Geral do INESC-TEC, de 2019 a 2021.

O Conselho Geral é o órgão colegial máximo do Politécnico do Porto. São seus membros dezoito representantes dos professores e investigadores; seis representantes dos estudantes; um representante dos funcionários não docentes e não investigadores; e dez personalidades externas, cooptadas pelos restantes membros, que devem ser figuras de reconhecido mérito, com conhecimento e experiência relevantes nas suas áreas de atividade.

Os membros do Conselho Geral são eleitos ou cooptados por voto secreto, representando todo o Politécnico do Porto e não apenas o círculo pelo qual foram eleitos. Não representam grupos nem interesses sectoriais e são independentes no exercício das suas funções.

Combined Shape

Navigation