No seguimento da convocatória do passado dia 10 de maio, assinada pelo Presidente do Conselho Geral, Francisco Assis, nos termos da alínea a) do n.º 1 artigo do artigo 18.º e do n.º 1 do artigo 19.º dos Estatutos do Politécnico do Porto e do n.º 1 do artigo 13.º do Regimento do Conselho, o Conselho Geral do Politécnico do Porto reuniu na tarde de sexta-feira, dia 17, em reunião ordinária, para, entre outros pontos na ordem de trabalhos, dar posse a dois novos membros.
Milena Carla Lima de Carvalho é agora a representante do pessoal docente e investigador no Conselho Geral. António Augusto Fontainhas Fernandes foi cooptado enquanto "personalidade externa de reconhecido mérito".
Doutorada em Ciência da Informação, com Especialização em Gestão de Serviços de Informação e Serviços de Informação, mestre em Arquivos, Bibliotecas e Ciências da Informação, pós-graduada em Ciências Documentais (Arquivo) e em Recursos Humanos, licenciada em Estudos Europeus, Milena Carvalho é, desde 2004, professora adjunta em vários cursos e mestrados no Politécnico do Porto e docente na Licenciatura em Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP).
Professor Catedrático da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Presidente da Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES), membro do Conselho Económico e Social (CES), membro do Conselho de Admissão e Qualificação da Ordem dos Engenheiros, António Fontainhas Fernandes tem ainda integrado painéis de avaliação da A3ES. Anteriormente, desempenhou funções como reitor da UTAD, entre 2013 e 2021, foi Presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas e membro do Conselho Geral do INESC-TEC, de 2019 a 2021.
O Conselho Geral é o órgão colegial máximo do Politécnico do Porto. São seus membros dezoito representantes dos professores e investigadores; seis representantes dos estudantes; um representante dos funcionários não docentes e não investigadores; e dez personalidades externas, cooptadas pelos restantes membros, que devem ser figuras de reconhecido mérito, com conhecimento e experiência relevantes nas suas áreas de atividade.
Os membros do Conselho Geral são eleitos ou cooptados por voto secreto, representando todo o Politécnico do Porto e não apenas o círculo pelo qual foram eleitos. Não representam grupos nem interesses sectoriais e são independentes no exercício das suas funções.