O Consortium on Applied Research and Professional Education (CARPE), o consórcio europeu de investigação aplicada e educação profissional, é uma aliança estratégica de várias universidades europeias de ciências aplicadas, que procura incentivar a cooperação em programas europeus de investigação e desenvolver conjuntamente programas educativos.
Em 2011, o CARPE foi lançado em Utrecht, pela Universidade de Ciências Aplicadas de Hamburgo, Universidade de Ciências Aplicadas de Utrecht, Universidade de Ciências Aplicadas de Turku e Universidade Politécnica de Valência. A Universidade de Debrecen aderiu em 2017 como membro de pleno direito e, em 2020, a Politécnico do Porto e a Universidade da Escócia Ocidental juntaram-se também à rede.
O objetivo principal desta organização passa por promover uma investigação e educação orientada pelas exigências atuais, privilegiando o contributo para a inovação na indústria, encorajar ligações com pequenas e médias empresas (PME), grandes empresas, sector público e governos locais e regionais, os temas do empreendedorismo e incentivando a responsabilidade social, sustentabilidade e internacionalização.
Manuel Moreira da Silva, Presidente do ISCAP e membro do grupo de coordenação do consórcio, contextualiza a reunião como uma oportunidade de juntar universidades que, independentemente da distância geográfica, têm uma formação muito semelhante.
"Nesta reunião do Steering Committee, com a presença dos reitores e direção das entidades envolvidas, vieram conhecer o Politécnico do Porto, visitar os centros de investigação, os vários laboratórios e conhecer a nossa abordagem pedagógica com o objetivo de fortalecer colaborações, aproximando investigadores, docentes e as respetivas direções, e envolver os seus membros em projetos europeus conjuntos de programas como o Erasmus+ ou o Horizon Europe".