Pela primeira vez a ME310 Sugar Global KickOff Week aconteceu fora da universidade norte-americana de Stanford e a Porto Design Factory foi o local escolhido para acolher esta grande evento dedicada à inovação. Este foi também o início do ano letivo da Pós Graduação ME310 STANFORD – Product Innovation, prestigiado curso da Universidade de Stanford, onde uma rede global de designers, engenheiros e criativos são desafiados por um espectro de problemas concretos.
Na semana de 24 a 28 de outubro, 146 alunos organizaram-se em equipas para trabalhar desafios lançados por empresas, nacionais e internacionais. São projetos pensados para Real Companies, Real Projects, Real Designs. São várias áreas disciplinares, competências académicas e interesses a convergir para a inovação. E as empresas estão atentas.
É o segundo ano que Ana Silva, do departamento de Inovação e Tecnologias Emergentes da SONAE marca presença neste evento. "Em 2015 lançámos dois desafios, um para a Worten outra a Berg Cycles, e este ano vamos lançar dois novos desafios." E há resultados. O desafio lançado pela Berg a estudantes da PDF e da Universidade de Swinburne, na Austrália, de desenvolver um protótipo funcional de uma bicicleta citadina com um design distintivo está na pipeline de 2017.
"Eventos e iniciativas como estas são importantes para quem está do lado das empresas" porque objetivamente obriga os estudantes "a inovar pensando sempre do ponto de vista do consumidor", concluiu Ana Silva.
A semana foi preenchida com atividades várias, desde workshops e seminários até um PaperBike Race, resultado de protótipos vários criados em projeto. "Todos partilhámos a paixão pela aprendizagem e inovação" declarou Rui Coutinho, coordenador da PDF.
E o Porto foi o lugar perfeito para um grande KickOff.