Esta será a primeira edição do prémio CyberSecurity Woman of the World, que pretende reconhecer o trabalho realizado nos últimos cinco anos por mulheres na área da cibersegurança. Com nomeadas de todo o mundo, a entrega do galardão decorrerá a 31 de agosto, na Escócia.
Professora no Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) e Investigadora Principal no Grupo de Investigação em Engenharia e Computação Inteligente para a Inovação e o Desenvolvimento (GECAD), Isabel Praça revela um percurso notável na área da engenharia informática. Com um doutoramento em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores e um pós-doutoramento atribuído pela Fundação Nacional de Ciência Portuguesa, é docente do ISEP há mais de 25 anos e investigadora sénior do GECAD — unidade de investigação que desenvolve projetos nas áreas das Redes Elétricas Inteligentes (Smart Grids) e Mercados de Eletricidade, Internet of Things, Sistemas Ciberfísicos, Cidades Inteligentes, Otimização, Gestão do Conhecimento e Sistemas de Apoio à Decisão.
Desde 2020, Isabel Praça faz também parte da Agência Europeia para a Segurança das Redes e da Informação (ENISA), integrando o Ad-Hoc Working Group on Artificial Intelligence Cybersecurity, onde já foi relatora de três projetos. Este organismo da União Europeia tem como objetivo aumentar a confiança nos produtos, serviços e processos digitais, elaborando sistemas de certificação de segurança cibernética e cooperando com os países-membros na preparação de políticas relacionadas com os desafios cibernéticos.
Participou em mais de 30 projetos internacionais de I&D, com responsabilidades relevantes, nomeadamente como coordenadora técnica do projeto FUSE-IT ITEA nr.13023, coordenadora científica do projeto H2020 SAFECARE – SAFE guard of Critical health infrastructure (Integrated cyber-physical security for health services), líder do projeto internacional CyberFactory#1, líder de tarefa no projeto SATIE - Security of Air Transport Infrastructures of Europe, gestora de impacto do projeto SATIE - Security of Air Transport Infrastructures of Europe, líder do projeto SeCoIIA - Secure Collaborative Intelligent Industrial Assets, investigadora principal do projeto SPET - Secure interactions and trusted Participation in local Electricity Trading e responsável pelo GECAD do projeto VALU3S - Verification and Validation of Automated Systems.
Com mais de 150 artigos publicados, muitos deles em revistas e livros internacionais, Isabel Praça tem-se debruçado na aplicação de técnicas de Inteligência Artificial (IA) a problemas reais desde 2001. Participa nos comités técnicos e científicos de várias conferências e é membro ativo do Instituto de Engenheiros Eletrotécnicos e Eletrónicos. Faz parte do conselho editorial das revistas MDPI. Trabalha na área IA com especial interesse em aprendizagem automática, sistemas multiagente, otimização, sistemas baseados no conhecimento, apoio à decisão colaborativa, metodologias conscientes do contexto, e modelação e simulação.