Os estudantes da Unidade Curricular de Prática Instrumental e Vocal (Componente Música de Conjunto – Ensemble Vocal) da Escola Superior de Educação (ESE) do Politécnico do Porto não interromperam as suas atividades conjuntas, porque é em ensemble que tudo acontece.
Um pouco à espera de dias mais felizes e solarengos, o docente Luís Castro encorajou a iniciativa Aulas à Distância — em quarentena também se canta, com uma nota de esperança, representada no éxito dos Beatles, Here Comes the Sun, e o vídeo está online para quem quiser espreitar.
Envolvendo estudantes dos três anos de licenciatura, Luís Castro considerou que as competências a desenvolver poderiam funcionar à distância, com as plataformas disponibilizadas pelo Politécnico do Porto. "O processo demorou cerca de três semanas" - diz - "envolvendo aulas síncrones em que analisávamos tecnicamente diferentes vídeos até chegar a este resultado."
Todos participaram, mesmo aqueles que não possuíam a tecnologia adequada em casa aparecem no vídeo representados em fotografia. "Gravaram com o possível", afirma, fazendo notar que muita da tecnologia não passava do microfone dos auscultadores do smartphone.
Para o docente, também músico multi-instrumentista, arranjador e pedagogo com especialização em canto, esta experiência provou que é possível trabalhar usando plataformas digitais e isso pode mesmo acontecer já num periodo de normalidade. "Os estudantes ficam entusiasmados com o resultado, por isso é determinante que exista um equilíbrio entre o trabalho prático de formação desenvolvido e o trabalho divulgado posteriormente.”
De resto, a experiência é para continuar, muito em breve, com outro repertório e talvez mesmo noutras disciplinas do curso.
Para já esperamos todos pelo Regresso do Sol… And I say, it's all right!