Fotografia contemporânea: entre o cinema, o vídeo e as novas mídias é o tema proposto por António Fatorelli para a aula aberta, que decorre hoje, 18 de maio, na Sala 26 da Escola Superior de Educação (ESE).
Fatorelli apresenta uma reflexão sobre a condição das imagens tecnológicas na atualidade, num claro momento de expansão das fronteiras entre a fotografia e o cinema.
O autor e docente da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, é pós-doutorado pela Princeton University (2006), tendo já realizado várias exposições de fotografia e imagem digital, em que predomina o experimentalismo e o conceptualismo. Publicou recentemente os livros “Fotografia contemporânea: entre o cinema, o vídeo e as novas mídias”, “O que se vê, o que é visto: uma experiência transcinema” e “Escritos sobre fotografia contemporânea brasileira”.
Coordena a mesa temática “Cinema e Arte”, da AIM – Associação de Investigadores da Imagem em Movimento; o projeto Midiateca da ECO/UFRJ, financiado pela Secretaria Estadual de Cultura do Rio de janeiro e o Laboratório de Fotografia e Imagem Digital, da Central de Produção Multimídia (ECO/UFRJ).
A entrada é livre, embora limitada aos lugares disponíveis.