"O ISCAP participou de forma muito ativa no meu crescimento como pessoa. Sempre me disseram que os anos da faculdade iriam ser dos melhores da minha vida e sem dúvida que foram." É assim que Ricardo Vasconcelos, 24 anos, resume a sua experiência académica. O ISCAP, conta, trouxe-lhe muitas coisas boas — a começar nos amigos que fez e na licenciatura que tirou, em Marketing —, mas Ricardo destaca uma: a Associação de Estudantes (AE).
"Foram três anos e soube-me a pouco", recorda, "entrei no segundo ano para vogal de Marketing e Imagem do Departamento de Comunicação e terminei como vice-presidente da Comunicação." Ao longo desse período, Ricardo diz ter vivido de tudo e sentiu que as pessoas cresceram e evoluíram juntas. Foram "muitas discussões e muitas noites sem dormir", mas "o que é fácil não tem piada". No fim, prevaleceu sempre a "vontade de fazer diferente" e de "acrescentar alguma coisa". Ricardo diz gostar de desafios e de sair da sua zona de conforto e o associativismo deu-lhe "muita da capacidade de resposta que tenho atualmente no Futebol Clube do Porto (FCP)".
Ricardo está no Dragão desde março de 2015 e nestes quase quatro anos já perdeu a conta às vezes que lhe perguntaram o que é que faz exactamente. "No marketing estamos envolvidos em muitos assuntos, é uma área muito transversal do clube", sintetiza. As áreas específicas de Ricardo são a equipa B de futebol, todas as modalidades, a formação, a escola Dragon Force e o museu.
Mas isto é "só uma questão de organização" porque "todos estamos alinhados com os principais objetivos do departamento", explica antes de concretizar: "Um jogo da equipa principal é um evento em que estamos todos envolvidos, pensar no jogo extra desporto é um desafio de toda a equipa." Por exemplo? O que fazer para trazer os adeptos mais cedo para o estádio, criar novos hábitos e rotinas. O que é difícil no futebol, porque "cada adepto tem a sua rotina". Claro que ajuda quando o clube passa, como agora, um momento em que a ligação equipa-adeptos é particularmente estreita. "Os adeptos têm de se sentir entretidos e não aborrecidos, dando por bem entregue o tempo dispensado no Estádio do Dragão", atira.
O departamento de Ricardo é ainda responsável por definir eventos como a apresentação dos novos equipamentos de cada época, a apresentação das próprias equipas no início da temporada, preparar a gala Dragões de Ouro, as visitas às casas feitas pelo presidente e, quando tudo corre bem, a festa de campeão nacional. "Todas as redes sociais estão também a nosso cargo. Atualmente, tudo pode ser conteúdo e o importante é saber geri-lo" porque os adeptos estão sempre ligados "e querem sempre saber tudo".
Desde que começou a trabalhar no FCP muita coisa mudou, mas Ricardo diz ser fascinado pela "constante evolução e mudança" que o marketing acarreta embora, "como todos os estudantes", tenha sentido uma "diferença muito grande do mundo da faculdade para o mundo do trabalho" — "é normal, nunca estamos preparados para o choque, para o momento é agora". O mundo não pára e o marketing "tem a obrigação de acompanhar todas essas mudanças", explica.
Apesar de tudo, Ricardo sente que existe investimento nos jovens porque "as empresas precisam de se manter atualizadas e muitas vezes são os mais novos que trazem essa atualização". Aos futuros licenciados, o alumni do ISCAP aconselha a que não tenham medo de procurar novas oportunidades e de enfrentar desafios.
"O pior que podemos fazer é estar acomodados e achar que as empresas é que nos vão procurar", recomenda. "Se não formos nós a lutar pelas nossas ambições, ninguém o fará. É importante sentirmos pressão sobre o trabalho que fazemos, torna-nos mais exigentes."