O advento do ensino técnico em Portugal, em meados do século XIX, traduz a hegemonia do conceito de Indústria ligada ao Progresso. Entendida como consequência direta para o desenvolvimento da economia do país, esta “instrução popular” surge como um baluarte liberal, presente no espírito da lei e nos decretos referentes ao ensino.
Com o contributo fundamental dos movimentos associativistas de engenheiros, cientistas ou homens de ofícios, o Porto foi palco determinante no arranque do ensino técnico em Portugal com a criação da Escola Industrial, em dezembro de 1852. Este é o preâmbulo da longa história das escolas precursoras do Instituto Superior de Engenharia do Porto e do Instituto Superior de Contabilidade e Administração.
A exposição A Didática para a Industrialização apresenta um breve percurso pelos instrumentos, recursos, documentos, pessoas e cadeiras lecionadas no Instituto Industrial e Comercial do Porto, percurso que não só homenageia a memória, como preserva um período seminal do ensino técnico numa cidade em pleno processo de industrialização.
De 24 de outubro a 31 de dezembro no Palácio da Bolsa, Porto. Visitas guiadas nos dias 8 e 22 de novembro e 7 e 21 de dezembro.
Entrada livre.
+ info