O Imagens do Real Imaginado (IRI) completa este ano vinte edições. De 11 a 15 de novembro, o ciclo de fotografia, cinema e multimédia da Escola Superior de Media Artes e Design (ESMAD) passa pelo Centro de Cultura Politécnico do Porto, pelo Centro Português de Fotografia e pelo Teatro Municipal de Vila do Conde, promovendo a proximidade da comunidade académica ao território e ao público, através das artes e da ciência, embalada ao som das práticas cinematográficas, fotográficas e interativas.
A pré-abertura da edição 2024 aconteceu, precisamente, no Centro de Cultura Politécnico do Porto, "a casa mais bonita do Marquês", com a inauguração de um programa de homenagem ao fotógrafo e artista John Goto (1949-2023), com curadoria de Olívia Marques da Silva, do qual fazem parte as exposições Terezin e New World Circus, patentes até ao dia 31 de dezembro. Com apresentação de Cesário Alves, foi também exibido o filme Goto, l'île d'amour (1969), de Walerian Borowczyk, que influenciou o fotógrafo a adotar o nome artístico pelo qual ficou conhecido. Foram ainda revelados os premiados da primeira edição do Prémio John Goto, promovido pela própria ESMAD, a saber: André Araújo, Beihua Guo, Maíra Ortis e Polina Schneider.
Se Goto é o principal homenageado, "Imagens Indeléveis" é o tema desta edição do IRI. Num tempo e espaço em que nunca foram produzidas tantas imagens, estas estão frequentemente condenadas ao implacável esquecimento, ditado pela mesma vertigem produtiva que impeliu a sua criação. A imagem perde-se no mar tecnológico. Para os que amam as imagens, elas continuam a dar sentido ao mundo, ordeira ou caoticamente, com um sussurro ou um estrondo. Muitas delas permanecem e permanecerão, muitas delas são indeléveis e foram muitos os seus amantes e criadores que esta iniciativa, nascida há precisamente 20 anos, acolheu em cada uma das suas edições: da fotografia ao cinema, do multimédia à banda desenhada, da animação à vídeo arte.
O IRI afirmou-se sobretudo um lugar de celebração, acolhimento e provocação, uma semana dedicada a pensar a imagem, a homenagear o passado, a debater o presente, a sonhar o futuro. O programa do IRI 2024, aberto ao público e de entrada livre, pode ser consultado aqui.