Entrada > Notícias > Faleceu José Tenreiro Machado
Publicado em: 07 Outubro 2021

Faleceu José Tenreiro Machado

A Presidência do Politécnico do Porto decreta amanhã, dia 8 de outubro, dia de luto académico pelo investigador e professor decano do P. PORTO

José Tenreiro Machado nasceu em 1957, em Pinhel, e dedicou grande parte da sua vida ao Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), escola de engenharia do Politécnico do Porto, tendo exercido até à data o cargo de Professor Coordenador Principal do Departamento de Engenharia Eletrotécnica.

Licenciado em Engenharia Electrotécnica e doutorado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Tenreiro Machado tem um currículo profissional e académico invejável, sendo um dos investigadores portugueses mais citado a nível mundial.

A confirmação é dada pela lista Highly Cited Researchers 2019, da norte-americana Clarivate Analytics, que inclui cerca de 6000 investigadores de todo o mundo, entre os quais dez são portugueses. Estava também entre os 100 mil cientistas mais citados na base Scopus, entre um total de, aproximadamente, sete milhões de investigadores. Foi, ainda, galardoado pela Publons Peer Review Awards 2019 nas categorias de Cross-Field e Matemática.

Os trabalhos de investigação do professor Tenreiro Machado contribuíram para ampliar as fronteiras do conhecimento, trazendo ganhos para a sociedade e fomentando a inovação e a investigação na engenharia.

Numa entrevista recente declarou gostar de estudar fenómenos desconhecidos. Procurava evitar a tendência atual para uma superespecialização na investigação de somente um tópico, preferindo uma posição mais eclética e abordando assuntos tão diversos como, por exemplo, sistemas dinâmicos, genética, algoritmos computacionais, modelização dos sistemas, entre outros.

Amanhã, dia 8 de outubro é decretado luto académico no instituto. O P.PORTO endereça as suas sentidas condolências à família do professor José Tenreiro Machado.