Entrada > Notícias > Maior investimento de sempre em residências de estudantes do P.PORTO
Publicado em: 21 Outubro 2022

Maior investimento de sempre em residências de estudantes do P.PORTO

Até 2024, o P.PORTO cria mais 412 camas em quatro novas residências de estudantes num investimento superior a 15,5 milhões de euros

O Presidente do Politécnico do Porto, Paulo Pereira, o Administrador, Paulo Ferraz, e a Administradora dos Serviços de Ação Social, Raquel Lima, assim como vários presidentes das Associações de Estudantes, marcaram presença na cerimónia de assinatura dos contratos de financiamento no âmbito do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior (PNAES) realizada no passado dia 15 de setembro, na Academia das Ciências de Lisboa.

A cerimónia contou com a presença do Primeiro-Ministro, António Costa, da Ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, e da Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato. A sessão constitui um passo significativo no reforço da rede nacional de alojamento público e, assim, na melhoria real das condições de apoio ao estudante.

O contrato de financiamento celebrado pelo P.PORTO prevê um total de 412 novas camas, que acrescerão às atuais 274, totalizando, assim, 686 camas. O investimento será superior a 15,5 milhões de euros, sendo que o P.PORTO assume cerca de três milhões de euros através de receitas próprias.

Este investimento concretiza, desde já, uma medida estruturante prevista no Programa de Ação do Politécnico do Porto, para o quadriénio 2022-2026, permitindo dar resposta efetiva a uma necessidade prioritária, garantindo mais e melhores condições de alojamento para estudantes deslocados. A centralidade desta medida está ainda patente na inscrição da construção de mais duas novas residências no Plano Plurianual de Investimentos do P.PORTO, e que consta do referido Programa de Ação.