Entrada > Notícias > P.PORTO faz história com aprovação do primeiro doutoramento
Publicado em: 17 Maio 2024

P.PORTO faz história com aprovação do primeiro doutoramento

O Politécnico do Porto está, mais uma vez, na linha da frente: vê aprovado o seu primeiro doutoramento, no contexto da Lei de Valorização do Ensino Superior Politécnico. O Doutoramento em Inteligência Artificial e Engenharia de Sistemas Inteligentes, do ISEP, agora aprovado pela A3ES, é um dos seis doutoramentos submetidos pelo P.PORTO desde novembro de 2023. Esta aprovação é determinante para o objetivo estratégico da Instituição — constituir-se Universidade Politécnica

Doutoramento em Inteligência Artificial e Engenharia de Sistemas Inteligentes, do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), é o primeiro curso de terceiro ciclo na história do Politécnico do Porto. A Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) acreditou o doutoramento pelo período máximo de seis anos, sem condições.

Este programa doutoral, único no país, promove uma formação científica avançada em Inteligência Artificial e capacita para a conceção e o desenvolvimento de Sistemas Inteligentes que permitam resolver problemas complexos em empresas e outras organizações, contribuindo para o desenvolvimento da sociedade, tendo sempre em conta aspetos éticos e sociais.

A outorga de doutoramentos em Instituições de Ensino Superior do subsistema politécnico foi, recorde-se, aprovada na Assembleia da República em fevereiro de 2023. Essa aprovação consubstanciou-se na Lei n.º 16/2023 de 10 de abril, que permitiu, pela primeira vez, aos institutos politécnicos titular programas de doutoramento nas áreas em que possuem Unidades de Investigação avaliadas, pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), como Muito Bom ou Excelente.

Logo em novembro do ano passado, na primeira oportunidade, o Politécnico do Porto submeteu a aprovação três cursos de doutoramento, todos do ISEP, entre os quais o programa doutoral agora aprovado. Já em março deste ano, foram submetidos mais três cursos do terceiro ciclo, propostos pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP), pela Escola Superior de Saúde (ESS) e, novamente, pelo ISEP.

Estas seis propostas de doutoramento, e esta subsequente primeira aprovação, são ilustrativas da qualidade formativa do Politécnico do Porto, mas também da sua excelência na investigação, condição normativa imprescindível nestes ciclos de estudos. A natureza aplicada destas propostas poderá ser avaliada, entre outras formas, desde logo, pelo desenho curricular, pela natureza das unidades curriculares propostas e pela panóplia de protocolos, cartas de intenção e acordos estabelecidos para fins de investigação aplicada e inovadora, reveladores de potencial investigativo e de internacionalização. A título de exemplo, refira-se que foram firmados cerca de uma centena de protocolos e cartas de intenção com as mais variadas entidades empresariais e sociais, bem como mais de 40 protocolos e cartas de intenção com IES e Unidades de I&D estrangeiras, especificamente no contexto destas propostas de doutoramento.

Enquadrado pela estratégia de desenvolvimento institucional e o modelo de gestão definidos para o quadriénio 2022-2026, o Politécnico do Porto é uma instituição que, de forma clara, coerente e determinada, definiu a sua visão e as metas que ambiciona alcançar no que é o seu Plano Estratégico – outorgar doutoramentos aplicados no âmbito do seu core formativo e constituir-se como Universidade Politécnica, imediatamente após a definição dos critérios no âmbito do Regime Jurídico das Instituições do Ensino Superior (RJIES).