Diálogos entre a investigação e as práticas educativas no ensino da língua.
O II Encontro Temático APL/ESE é uma organização conjunta das Escolas Superiores de Educação de Porto, Lisboa e Setúbal e da Associação Portuguesa de Linguística.
O encontro terá lugar nas instalações da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto e, tal como a edição do ano anterior, realizada na ESE de Lisboa, assume como principal foco de interesse a reflexão sobre questões de promoção, ensino e descrição da língua, destacando-se o papel da formação linguística de educadores e professores na promoção da consciência e da metaconsciência linguística e no desenvolvimento linguístico da criança, desde a fase pré-escolar ao final do 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB).
Propõe-se, para este segundo encontro, o tema Diálogos entre a Investigação e as Práticas Educativas no Ensino da Língua, com o objetivo de estimular o diálogo entre investigadores da linguística e da didática e educadores e professores dos 1.º e 2.º CEB e efetivar a partilha de práticas e reflexões entre os intervenientes, promovendo formas de aplicar produtivamente as informações recentes do conhecimento linguístico ao desenvolvimento de competências e ao ensino da língua.
O encontro terá lugar nas instalações da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto e, tal como a edição do ano anterior, realizada na ESE de Lisboa, assume como principal foco de interesse a reflexão sobre questões de promoção, ensino e descrição da língua, destacando-se o papel da formação linguística de educadores e professores na promoção da consciência e da metaconsciência linguística e no desenvolvimento linguístico da criança, desde a fase pré-escolar ao final do 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB).
Propõe-se, para este segundo encontro, o tema Diálogos entre a Investigação e as Práticas Educativas no Ensino da Língua, com o objetivo de estimular o diálogo entre investigadores da linguística e da didática e educadores e professores dos 1.º e 2.º CEB e efetivar a partilha de práticas e reflexões entre os intervenientes, promovendo formas de aplicar produtivamente as informações recentes do conhecimento linguístico ao desenvolvimento de competências e ao ensino da língua.