No âmbito da expansão da rede de alojamento do Politécnico do Porto, foi lançado, no passado dia 9 de outubro, novo Concurso Público para a realização da empreitada de construção da Residência de Estudantes do Campus 3 - Felgueiras. Um investimento superior a três milhões de euros que conta com um financiamento PRR, no âmbito do PNAES, de 1,3 milhões de euros.
Será a primeira residência de estudantes do Politécnico do Porto naquele campus, que tem como objetivo central dar uma resposta aos estudantes deslocados da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG). A proposta para a Residência de Estudantes do Campus 3 - Felgueiras integra uma resposta de 40 camas, alocadas a 37 quartos individuais e três quartos individuais de mobilidade reduzida, perfazendo uma área bruta de construção de cerca de 1.430 metros quadrados.
O edifício nasce do confronto entre a construção de um volume monolítico e a sua implantação num jogo de socalcos, respeitando o desnível acentuado do terreno. Assim, o edifício desenvolve-se em diferentes níveis, tendo uma cota de soleira aproximada à da Rua Dr. Miguel Bacelar, a partir da qual se desenvolvem os diferentes nas cotas inferiores, vencendo o desnível do terreno.
No âmbito da política e compromisso do Politécnico do Porto e dos Serviços de Ação Social com a sustentabilidade realça-se ainda que a residência será objeto de certificação LEED - Leadership in Energy and Environmental Design. Esta certificação assegurará a concretização dos seguintes objetivos:
- Reduzir as mudanças climáticas;
- Melhorar e proteger saúde das pessoas;
- Proteger os recursos hídricos;
- Proteger e apoiar a biodiversidade e os ecossistemas;
- Promover a sustentabilidade e a regeneração dos materiais.
Para além disso, o projeto procura criar uma atmosfera verde, descontraída e diferenciadora, permitindo expandir as áreas de socialização para o exterior do edifício. O tratamento dos espaços exteriores envolventes, procura minimizar os níveis de impermeabilização do solo, desenvolvendo soluções LID (Low Impact Development) nos espaços de circulação e recorre a vegetação adequada e ao contexto do Parque Verde onde se insere.
Está prevista a conclusão da empreitada para fevereiro de 2026, recebendo os primeiros estudantes já no ano letivo 2026/2027. Este projeto insere-se no plano de expansão da rede de residências de estudantes do P.PORTO, cuja gestão está sob a responsabilidade dos Serviços de Ação Social, o qual abrange a construção de quatro novas residências, perfazendo um aumento de 400 novas camas e um investimento total superior a 21 milhões de euros.
Ação Social Sempre Perto!