Entrada > Notícias > Lançamento de Concurso Público para Construção de Residência de Estudantes em Felgueiras
Publicado em: 10 Outubro 2024

Maior investimento de sempre no alojamento do P.PORTO faz duplicar número de camas nos Serviços de Ação Social

No âmbito da expansão da rede de alojamento do Politécnico do Porto, foi lançado, no passado dia 9 de outubro, novo Concurso Público para a realização da empreitada de construção da Residência de Estudantes do Campus 3 - Felgueiras. Um investimento superior a três milhões de euros que conta com um financiamento PRR, no âmbito do PNAES, de 1,3 milhões de euros.

Será a primeira residência de estudantes do Politécnico do Porto naquele campus, que tem como objetivo central dar uma resposta aos estudantes deslocados da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG). A proposta para a Residência de Estudantes do Campus 3 - Felgueiras integra uma resposta de 40 camas, alocadas a 37 quartos individuais e três quartos individuais de mobilidade reduzida, perfazendo uma área bruta de construção de cerca de 1.430 metros quadrados.

O edifício nasce do confronto entre a construção de um volume monolítico e a sua implantação num jogo de socalcos, respeitando o desnível acentuado do terreno. Assim, o edifício desenvolve-se em diferentes níveis, tendo uma cota de soleira aproximada à da Rua Dr. Miguel Bacelar, a partir da qual se desenvolvem os diferentes nas cotas inferiores, vencendo o desnível do terreno.

No âmbito da política e compromisso do Politécnico do Porto e dos Serviços de Ação Social com a sustentabilidade realça-se ainda que a residência será objeto de certificação LEED - Leadership in Energy and Environmental Design. Esta certificação assegurará a concretização dos seguintes objetivos:

• Reduzir as mudanças climáticas;
  • Melhorar e proteger saúde das pessoas;
  • Proteger os recursos hídricos;
  • Proteger e apoiar a biodiversidade e os ecossistemas;
  • Promover a sustentabilidade e a regeneração dos materiais.

Para além disso, o projeto procura criar uma atmosfera verde, descontraída e diferenciadora, permitindo expandir as áreas de socialização para o exterior do edifício. O tratamento dos espaços exteriores envolventes, procura minimizar os níveis de impermeabilização do solo, desenvolvendo soluções LID (Low Impact Development) nos espaços de circulação e recorre a vegetação adequada e ao contexto do Parque Verde onde se insere.

Está prevista a conclusão da empreitada para fevereiro de 2026, recebendo os primeiros estudantes já no ano letivo 2026/2027. Este projeto insere-se no plano de expansão da rede de residências de estudantes do P.PORTO, cuja gestão está sob a responsabilidade dos Serviços de Ação Social, o qual abrange a construção de quatro novas residências, perfazendo um aumento de 400 novas camas e um investimento total superior a 21 milhões de euros.

Ação Social Sempre Perto!