Aprovado recentemente pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) e distinguido internacionalmente no âmbito da 23.ª Conferência Internacional para Investigação e Desenvolvimento Sustentável em Sociedade a formalização do Mestrado em Práticas do Desenvolvimento (MPD) decorrerá a 17 de maio, nos Serviços Comuns do Politécnico do Porto.
Trata-se de uma oferta pioneira em Portugal oferecido conjuntamente por todas as Escolas do P.PORTO. O método pedagógico aplicado, vinculado à metodologia CDIO - CONCEIVE, DESIGN, IMPLEMENT, OPERATE, distingue-se pela sua interdisciplinaridade, articulando quatro áreas de estudo de intervenção fundamentais, Saúde, Ciências Naturais, Ciências Sociais e Gestão. De salientar que o artigo que está na base da metodologia CDIO aplicada ao mestrado — da autoria dos docentes e investigadores do ISEP, José Carlos Quadrado, Eduarda Pinto Ferreira e Ângelo Martins — foi premiado internacionalmente na categoria de “Best Poster”.
O programa visa o desenvolvimento do conceito de práticas para o desenvolvimento, o qual inclui ações que possam beneficiar direta ou indiretamente as populações, sobretudo nos países em desenvolvimento.
Ensinado integralmente em inglês, o MPD procura garantir o desenvolvimento de um amplo espectro de competências capazes de avaliar e diagnosticar os desafios multidimensionais no âmbito do desenvolvimento sustentável, tais como a extrema pobreza, as alterações climáticas e as doenças infeciosas.
A responsabilidade social e ambiental, entendida na perspetiva dos Sustainable Development Goals (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) está intimamente ligada a este modelo.
Desenhado a pensar em profissionais de desenvolvimento, administradores de políticas, profissionais da política, profissionais do setor privado e educadores, o MPD exige como condições específicas de ingresso os seguintes requisitos: Licenciatura ou Mestrado em Artes; Ciências Empresariais; Ciências Sociais e do Comportamento; Engenharia; Saúde; Turismo e Lazer; e Ciências da Educação.
A sublinhar que o mestrado pertence à Rede Global do MPD, organizado pela Universidade de Columbia (USA). Neste contexto, os estudantes terão a oportunidade de usufruir de Global Classroom (Foundations of Sustainable Development Practice) do Earth Institute da Universidade Da Columbia, ministrada por uma personalidade internacional, que promove a colaboração interdisciplinar entre estudantes e docentes de todo o mundo.
No decurso deste novo mestrado recomenda-se a frequência de uma formação intensiva de duas semanas sob o formato de Bootcamp oferecido pelo conjunto das Escolas do P.PORTO. O ciclo de estudos contempla ainda um estágio curricular obrigatório de três meses, que decorrerá num país diferente da origem do mestrando. O número total de vagas disponíveis para esta oferta formativa é de 30.