Entrada > Notícias > P.Pic’24 - Porto Pedagogical Innovation Conference
Publicado em: 08 Julho 2024

P.Pic’24 - Porto Pedagogical Innovation Conference

O programa da conferência, que contou com o apoio da Fundação Luso-Americana, incluiu keynotes, palestras plenárias, sessões paralelas, uma sessão de pósteres e momentos de networking, em particular uma mesa redonda subordinada ao tema da interseção entre IA e o futuro da educação

A edição de 2024 da Porto Pedagogical Innovation Conference (P.Pic’24) teve lugar nos dias 4 e 5 de julho no Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP). Esta conferência internacional, organizada pelo Centro de Inovação Pedagógica (CIP) do Politécnico do Porto, teve como desígnio promover a troca de ideias e o desenvolvimento de abordagens inovadoras e emergentes na educação superior.

O principal objetivo da P.Pic’24 foi reunir a comunidade educativa para partilhar, discutir e refletir sobre práticas pedagógicas inovadoras. A conferência procurou fomentar a adoção de novas tecnologias e métodos de ensino que possam melhorar a experiência educativa e promover o desenvolvimento de competências essenciais para o século XXI. Deste modo, a conferência deste ano apresentou uma ampla gama de temas, incluindo o uso de inteligência artificial na educação, técnicas de ensino inclusivo, integração de tecnologias de realidade aumentada e virtual, e métodos inovadores no âmbito da educação STEAM.

A P.Pic’24 contou com a participação de destacados keynote speakers, incluindo Susanna Calkins (Northwestern University), José Diego-Mantecón (Universidade de Cantábria), Maria Alfredo Moreira (Universidade do Minho), Pedro Rodrigues (ESE) e Filipe Portela (Universidade do Minho). A P.Pic’24 contou com mais de 140 participantes provenientes de diversas instituições nacionais e internacionais. Entre as instituições representadas estavam a Universidade de Ostrava (Chéquia), Universidade de Saigão (Vietname), Universidade de Derby (Reino Unido), Universidade de Granada (Espanha) e Universidade de Tecnologia e Economia de Budapeste (Hungria). No total, participaram instituições de mais de 15 países.

Este ano, a Comissão Organizadora voltou a premiar os melhores trabalhos apresentados, sendo que os vencedores deste ano foram:

• Best Poster: João Ferreira (Universidade do Porto), André Rocha (ISEP), Mário Alves (ISEP) e Paulo Oliveira (ISEP) pelo trabalho “A web-based Oscilloscope Simulator for e-learning”;
  • Best Paper: Dirk Loyens (ESMAD), Shujoy Chakraborty (Universidade da Madeira) e Jeremy Aston (ESAD) pelo estudo “Product ideation in the age of AI: Insights on design process through shape coding exercises”.

Um agradecimento especial a todos os participantes, palestrantes, patrocinadores e voluntários que tornaram a P.Pic’24 um evento memorável e enriquecedor. Estamos ansiosos pela próxima edição!