O Politécnico do Porto, com 4.725 vagas fixadas para todas as vias de ingresso, mantém-se na 4.ª posição, a nível nacional, no que se refere a vagas totais fixadas, reiterando a sua posição de liderança no subsistema politécnico, posição essa que ocupa com larga margem há décadas.
Para o ano letivo 2025-2026, o P.PORTO fixou 3.241 vagas no Regime Geral de Acesso (Concurso Nacional de Acesso e Concurso Local), tendo aumentado as vagas, face às inicialmente fixadas no ano anterior, em 1,34% (3.198 em 2024). No Regime Geral de Acesso registaram aumento de vagas os ciclos de estudos:
- Licenciatura em Educação Básica, da Escola Superior de Educação (41 vagas), formação integrada na estratégia nacional de aumento de vagas para a formação inicial de professores;
- Licenciatura em Engenharia Informática, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (duas vagas), formação enquadrada no desenvolvimento de competências digitais.
No que se refere ao ingresso ao ensino superior por outras vias de acesso alternativas ao Regime Geral de Acesso, o Politécnico do Porto fixa um total de 1.484 vagas (um aumento de 9,52% face a 2024). Destas, o maior número recai, além dos regimes especiais (202 vagas), nos concursos para titulares de provas de maiores de 23 anos (388 vagas), para estudantes internacionais (253 vagas) e para titulares de cursos de dupla certificação (129 vagas).
Assim, em cumprimento da sua Missão, a Instituição reafirma o seu compromisso com a Sociedade e o território, promovendo e potenciando o acesso e ingresso por múltiplas vias, garantindo a ampliação contínua do acesso a novos e diversificados públicos.