Entre os dias 3 e 5 de outubro teve lugar, no Porto, a quinta reunião da ATHENA European University Alliance. O evento foi acolhido pela instituição coordenadora do consórcio, o Politécnico do Porto, e foi a primeira oportunidade de um encontro presencial, sem as restrições dos últimos anos.
A agenda de três dias incluiu uma sessão plenária, uma reunião de reitores de todas as universidades membros da ATHENA no Conselho Executivo, reuniões do Comité Diretivo e do Conselho de Estudantes, bem como workshops paralelos. No dia 6 de outubro foi ainda organizada uma reunião especial dedicada à cooperação com a indústria local.
O objetivo geral do evento passou por discutir os resultados alcançados até à data em todas as áreas de atividade do projeto. Outro tópico-chave foi a preparação para a próxima fase de cooperação no seio da ATHENA.
O encontro no Porto foi mais um passo a dar pela ATHENA em direção a uma Universidade Europeia com campi em nove países europeus.
Liderada pelo Politécnico do Porto, a Universidade Europeia ATHENA - Advanced Technology Higher Education Network Alliance integra a Universidade Helénica Mediterrânica (Grécia), a Universidade de Siegen (Alemanha), a Universidade de Maribor (Eslovénia), a Universidade Niccolò Cusano (Itália), a Universidade de Orléans (França), a Universidade Técnica de Vilnius (Lituânia), a Universidade de Vigo (Espanha) e a Universidade Maria Curie-Skłodowska (Polónia). A partilha de recursos, ferramentas, infra-estruturas, e a promoção de uma cultura de mobilidade incorporada estão entre os benefícios centrais que esta aliança trará às nove instituições parceiras, que, em conjunto, albergam mais de 170.000 estudantes.