Entrada > Notícias > P.PORTO aprova contas do ano 2023 revelando grande solidez e caminho de promoção de investimentos nas Escolas
Publicado em: 08 Agosto 2024

A prestação de contas integrou ainda, de forma pioneira, uma autoavaliação ESG - E*Environmental/Ambiente | S*Social | G*Governance/Governação

O Conselho Geral do Politécnico do Porto aprovou, por unanimidade, no passado dia 12 de julho, as contas consolidadas do Grupo Público Politécnico do Porto, as quais geraram um Resultado Líquido de 7,7 milhões de euros, consolidando o caminho percorrido e demonstrando a capacidade financeira para concretizar os investimentos que estão a ser iniciados ou serão iniciados ainda este ano em todas as Escolas. As contas do ano de 2023 traduziram-se no ano com maior capacidade na captação de fun-dos e relevante execução orçamental.

As referidas contas mereceram o Parecer e Certificação Legal de Contas favoráveis, emitidos pelo Fiscal Único do Politécnico, Crowe & Associados, SROC.

A situação financeira do P.PORTO encontra-se apresentada nas demonstrações financeiras consolidadas do exercício de 2023, importando realçar os seguintes aspetos:

O Politécnico detém uma situação financeira robusta, apesar do subfinanciamento ao nível do Orçamento de Estado, sem prejuízo dos sinais positivos de correção já demonstrados pelo MCTES/MECI no ano de 2023 e 2024. Esta situação financeira advém de uma gestão criteriosa da Presidência do Politécnico e das suas Escolas, concretizando sempre os investimentos necessários que permitem manter a excelência na sua missão e qualidade e bem-estar de toda a sua Comunidade.

Salientar ainda que no âmbito da referida prestação de contas, o Politécnico do Porto realizou, de forma pioneira no seio do Ensino Superior e de toda a Administração Pública, um processo de autoavaliação voluntário ESG, atingindo um índice geral de concretização de 69%, posicionando-se assim na Notação máxima – “A”.

A Instituição adota práticas que vão além do compromisso ambiental e social, refletidas no seu Plano Estratégico 2022-2026, promovendo a integração de preocupações sociais, ambientais e éticas nas suas atividades, em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e o Acordo de Paris.