Iniciou no passado mês de outubro, prolongando-se até setembro de 2026, o AGRIMA - Agri-food Waste Management for Sustainable Bio-economy through Higher Education Curricula and Upskilling. Os seus objetivos são promover a capacitação de Instituições de Ensino Superior (IES) para a transição verde através de práticas inovadoras e atualização dos curricula do ensino superior na gestão de resíduos agroalimentares para a bioeconomia circular.
O AGRIMA promoverá métodos pedagógicos para a valorização de resíduos agroalimentares industriais com base em sinergias entre empresas e universidades. Em particular, o projeto centra-se na integração da ciência cidadã na valorização de resíduos reforçada pela bioeconomia como meio de envolvimento cívico e defesa ambiental.
O projeto é focado na transição verde através da sensibilização de estudantes do ensino superior para a gestão de resíduos agroalimentares, o que levará ao desenvolvimento consensual de mudanças comportamentais e de novas mentalidades sobre as bioeconomias circulares. Aspira-se alcançar uma transformação social para uma economia e uma sociedade mais sustentáveis, além da proteção ambiental.”
Hendrikus Nouws, responsável do GRAQ - Grupo de Reações e Análises Químicas do ISEP, será o IR do projeto. Na qualidade de parceiros do projeto estão representadas a seguintes entidades: Aix-Marseille University (França), AVIPE - Associação de Viticultores do Concelho de Palmela (Portugal), University of the Aegean (Grécia), Web2Learn (Grécia) e University of Novi Sad (Sérvia).
O financiamento total, para os 23 meses, é de 400 mil euros, assegurados pela Agência Nacional Erasmus+.