Entrada > Notícias > P.PORTO e Livraria Lello unidos no combate à desinformação
Publicado em: 03 Julho 2024

P.PORTO e Livraria Lello unidos no combate à desinformação

Além da Fundação Livraria Lello e do P.PORTO, fazem parte do protocolo a Universidade Lusófona, a Escola Superior de Artes e Design (ESAD) de Matosinhos, a Fundação Ensino e Cultura Fernando Pessoa, a Universidade Católica Portuguesa - Centro Regional do Porto, a Universidade da Maia, a Universidade do Porto e a Universidade Portucalense Infante D. Henrique

O Politécnico do Porto, empenhado numa cultura de valorização do conhecimento e de promoção do pensamento crítico, respondeu ao desafio da Fundação Livraria Lello (FLL), embaixadora da Aliança para a Alfabetização Mediática e Informacional (AMI) da UNESCO, a par de outras Instituições de Ensino Superior (IES) do Norte, unindo-se ao combate à desinformação, através da celebração de um protocolo com o objetivo de promover a Alfabetização Mediática e Informacional.

A assinatura decorreu, no passado dia 21 de junho, numa cerimónia no Mosteiro de Leça do Balio, com o Politécnico do Porto a ser representado por Fernando Magalhães, Vice-Presidente do P.PORTO.

A parceria convoca as partes para, em conjunto, desenvolverem programas de sensibilização e educação, nomeadamente na Semana Mundial da Literacia Mediática e Informacional, que se celebra no próximo mês de outubro, utilizando o Mosteiro de Leça do Balio como epicentro. "O objetivo é mostrar que a desinformação transcende fronteiras disciplinares, através do desenvolvimento curricular, pesquisa conjunta e da promoção de seminários e workshops”, adiantou a Presidente da FLL, Rita Marques.

A parceria contempla a incorporação da AMI em programas académicos de modo a incluir a desinformação em disciplinas curriculares; a realização de eventos que promovam a troca de conhecimentos e estratégias; o incentivo de projetos de pesquisa entre a FLL e as IES; e o desenvolvimento de programas de sensibilização e educação. A FLL compromete-se a promover um diálogo contínuo sobre a Literacia Mediática e Informacional, uma programação cultural que chegue a diferentes públicos e disponibiliza o Mosteiro de Leça do Balio como espaço de ação para as mais diversas iniciativas.