Entrada > Notícias > P.PORTO é membro fundador do Centro de Tecnologia e Inovação INOMMOB
Publicado em: 18 Julho 2024

P.PORTO é membro fundador do Centro de Tecnologia e Inovação INOMMOB

Formalizada oficialmente no passado dia 27 de maio, a associação INNOMOB – Centro de Tecnologia e Inovação para a Madeira e Mobiliário, com sede em Paços de Ferreira, irá dedicar-se à produção, difusão e transmissão de conhecimento, orientado para as empresas e para a criação de valor económico no setor da madeira e do mobiliário. O P.PORTO é impulsionador da ideia desde o primeiro momento

O INOMMOB resulta de uma parceria entre os municípios de Paços de Ferreira e de Paredes, bem como de toda a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Tâmega e Sousa, o Politécnico do Porto, a Universidade de Aveiro, a Universidade do Minho, o Instituto Politécnico de Viseu, o INESC TEC, a Associação Portuguesa das Indústrias de Mobiliário e Afins, a Associação das Indústrias de Madeira e Mobiliário de Portugal, a Associação Empresarial de Paços de Ferreira, a Associação de Empresas de Paredes, a Moveltex e a Profisousa.

Conta com os esforços conjuntos de entidades políticas, académicas, científicas e empresariais, no que é, nas palavras de Telmo Pinto, secretário da CIM do Tâmega e Sousa, "um projeto dos mais estruturantes do território por envolver o mundo académico, da investigação e das empresas", o que permitirá "criar valor acrescentado". O projeto, recorde-se, teve início em 2021 com a aprovação de todos os 11 presidentes das autarquias que constituem esta CIM. Os municípios de Paços de Ferreira e de Paredes, por si só, concentram cerca de 37% das pessoas ao serviço do setor do mobiliário em Portugal.

O Politécnico do Porto foi eleito vogal do Conselho de Administração da associação, juntamente com representantes da Associação Portuguesa das Indústrias de Mobiliário e Afins, da Universidade de Aveiro e do Instituto Politécnico de Viseu, sendo este Conselho presidido por Patrícia Castro, representante da Câmara Municipal de Paços de Ferreira.

O projeto terá como objetivos prestar apoio técnico e tecnológico às empresas, promover a valorização económica do conhecimento tendente à introdução de novos produtos, serviços e processos industriais, assim como a difusão de técnicas e tecnologias, nomeadamente as relacionadas com áreas como a digitalização da economia, a eficiência energética e a economia circular. O INOMMOB trabalhará ainda na promoção de atividades de investigação, desenvolvimento e inovação (I&D+I), permitindo o apoio à condução de testes e certificações relevantes para o setor, estimulando a modernização dos setores tradicionais e a afirmação de setores emergentes.

Embora este seja um projeto regional de alcance nacional, para todo o setor da madeira e do mobiliário, o INOMMOB tem particular peso na NUT III do Tâmega e Sousa, região em que o Politécnico do Porto é a única Instituição de Ensino Superior pública com presença, através da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG).

Este novo centro foi sinalizado como projeto prioritário pela CIM do Tâmega e Sousa, revestindo-se de grande importância estratégica para o desenvolvimento do território na plena execução do Portugal 2030. O plano de negócios está em fase de finalização e será divulgado no final do presente ano. O arranque das atividades está previsto para 2025 e a inauguração das instalações definitivas para 2027.

Serão conduzidas, a curto prazo, sessões de divulgação pública tendo em vista a mobilização de mais empresas, associações empresariais, entidades do sistema científico e tecnológico e entidades públicas relevantes para o âmbito de intervenção do INOMMOB.